10
Jun
06

A Quem Pertence a Serra?

Graças a um link colocado na Quinta do Sargaçal cheguei ao “Cântaro Zangado” e à mais recente polémica que envolve a Turistrela, a Serra da Estrela e que passo a explicar:
A Turistrela prepara-se para construir um Bike Park em plena Serra da Estrela e como se isso não bastasse, dentro do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE)! Sinceramente não percebo a lógica de uma empresa particular construir o que quer que seja dentro do PNSE, e este caso muda de figura quando me apercebi que o Bike Park vai ter, naturalmente diz a Turistrela, entradas pagas. Entradas pagas dentro do PNSE, Turistrela; porque é que isto tudo me cheira a esturro?
Porque é que a Turistrela e o PNSE não se limitam a marcar percursos na Serra e assim cada um faz o que muito bem entender? Se calhar pela mesma razão que os passeios e roteiros de BTT que a Turistrela oferece são organizados por uma empresa de Lisboa…
A alegria que alguns demostraram no “Cântaro Zangado” pela magnitude da obra, que irá colocar no terreno maquinaria pesada e estourar com a Serra toda (digo eu), é, no mínimo, confragedora. Esta gente não deve viver no mesmo Portugal que eu, de certeza! E o Algarve, diz-lhes alguma coisa? E o ordenamento do teritório? E os “monstros” arquitectónicos espalhados por este país? Os que dizem que este tipo de projectos já há muito que são realizados noutros países que, pelo menos, olhem para esses projectos e vejam onde são contruídos. Não são contruídos nas cotas mais altas, isso lhes garanto eu, nem em áreas sensíveis, nem em Parques Naturais, nem…bem, fiquemos por aqui. Aliás basta consultar o blog da Turistrela para perceber que tipo de empresa estamos a falar, olhem para o logotipo do Bike Park e tenham medo, muito medo…Penso que este projecto não traz mais valias para a Serra (que é de todos nós), nem para os verdadeiros praticantes de BTT. A Turistrela quer-lhes dar segurança, segundo diz. Querem segurança, pratiquem futebol de salão, digo eu.
Por amor ao nosso país, REVOLTEM-SE! Senão daqui a pouco o cancro do Algarve chega à Serra da Estrela, a seguir ao Litoral Alentejano (Deus nos livre!!) e depois sabe-se-lá onde!

Anúncios

1 Response to “A Quem Pertence a Serra?”


  1. Junho 10, 2006 às 12:51 pm

    Descobri agora o seu blog.
    Obrigado por chamar a atenção para a Serra. Obrigado por ser mais um do lado certo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats