09
Ago
06

E a Nikon não se ficou só pela D80…

Podia ter-se ficado só pela máquina mas com não há duas sem três, como diz o nosso povo (e muito bem), a Nikon decidiu apresentar também duas lentes novas!

Assim apresentou a AFS DX 18-135/3,5-5,6 IF-ED (que após ser colocada numa máquina digital se transforma numa 27-202). Não tem VR e destina-se muito provavelmente a ser incluída em kit com a D80. Lente com vocação amadora, quer pela fraca luminosidade quer pelo factor do zoom (7,5x), sendo portanto indicada para quem quer comprar só uma lente e não procura a máxima qualidade de imagem, preferindo o baixo custo, peso baixo (385gr) e o facto de não ter que estar a trocar constantemente de lente.

Lançou também a AF-S VR 70-300/4,5-5,6 IF-ED (que se transforma numa 105-450). Aplica-se o que disse em relação à lente anterior em relação ao seu uso mas com a nuance que agora estamos a falar para os amadores que fotografam natureza e que necessitam duma lente com uma distância longa mas sem o ónus do peso e do preço duma lente tipo 70-200/2,8 G VR AFS IF-ED. Apesar do estabilizador VR é aconselhável a utilização do tripé sobretudo nas distâncias focais superiores a 200 (gostaria de lembrar que para utilizar as lentes com estabilizador num tripé é necessário desligar o VR, senão os resultados podem ser uma desagradável surpresa). A 300 com a abertura máxima de 5,6, com uma velocidade de obturador baixa, ou têm uma boa luz ou gostam de fotos desfocadas ou então têm uns nervos de aço que evitem que trema…O VR permite ganhar 2 stop’s, pode então passar dos 1/500 recomendados para 1/125, mas mesmos os mais experientes fotógrafos admitem que mesmo assim só aproveitam 30% das fotos tiradas com o VR activo e velocidades de obturador baixas.

Parece também que a Nikon andou a aprender com a concorrência e incluiu com cada uma destas lentes um saco de transporte e o para-sol. Bravo e até que enfim!…

Anúncios

0 Responses to “E a Nikon não se ficou só pela D80…”

  1. Deixe um Comentário

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais

mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos

Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats