07
Out
06

O Pós-Photokina.

Após mais uma Photokina que terminou, convém fazer alguns pontos de situação, em relação aos resultados prácticos para todos nós que gostamos de fotografia:
– As pseudo-novidades já tinham sido todas (com algumas excepções) apresentadas nas semanas que antecederam a feira. A Apple deu-se ao “luxo” de apresentar o Aperture 1.5 um dia antes da abertura oficial da feira e na própria cidade onde esta se iria realizar! Agora pergunto eu porque não puderam esperar um dia, 24 horas apenas?
– O mercado “grande consumo” chegou todo aos 10Mp, situação para mim um pouco óbvia mas que não deixa de ser estranha. Todos sabemos que o número de pixeis não é tudo e, sobretudo, com essa resolução já é mais importante o que se coloca à frente da máquina do que propriamente a máquina. Quem compra uma D80 e espera os mesmos resultados que com uma D200 é melhor começar a pensar gastar umas centenas em lentes, senão aqueles 10 Mp de pouco lhe vão servir. Neste momento quase todas as lentes de topo da Nikon já começam a ter dificuldades em acompanhar a resolução dos CCD’s da marca, isto a partir da D200, claro. Vamos ver o que o futuro nos trará.
– O mercado profissional e semi-profissional nem se mexeu, com excepção da Leica. Os rumores à volta das novas máquinas profissionais da Canon e Nikon não se concretizaram, nem se dislumbra se tal irá acontecer antes de 2007. Penso que para o início do ano teremos novidades neste campo. Previsões pessoais: A Nikon se quer retirar cota de mercado à concorrência neste segmento vai ter que entrar, necessáriamente, no “Full-Frame”, previsivelmente com uma D3 e posteriormente, lá para o 3º trimestre com uma D300.
– A feira ainda mal acabou e a Epson já anda alegremente a anunciar novas impressoras que mal se viram na feira. Segundo a marca devem estar à venda em Dezembro. No entanto fartaram-se de mostrar os novos discos duros, com ecrãn incorporado e “n” de possibilidades de visualização de imagens…
Resumindo, não foi mostrado nada na feira que o público já não conhecia.

Anúncios

0 Responses to “O Pós-Photokina.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats