21
Out
06

Aperture 1.5.

Após algum tempo a usar o Aperture 1.1 da Apple, fiquei sempre com a esperança de que a marca fizesse algumas alterações ao programa, aliás pedidas por vários utilizadores.
No passado dia 29 de Setembro a marca disponibilizou o download da nova versão 1.5, para alegria de todos os utilizadores que assim pensaram ver satisfeitas as suas pretensões de um programa melhor. Mas não foi bem o que aconteceu conforme passo a explicar:

  • A velocidade. Era a grande luta de quem usava o Aperture 1.1, a versão era lenta demais. Agora a Apple conseguiu melhorar, e bastante, este aspecto; noto que o programa (e à falta de comparação directa com a versão anterior) está bastante mais rápido.
  • Bugs. Não recordo nenhum bug em especial na versão 1.1, excepto o Balanço dos Brancos que produzia uma dominante magenta, ligeira é certo, nos brancos. Situação resolvida prontamente com o update 1.1.1. Esta versão é um autentico pesadelo, graças aos bugs! Estão por todo lado e são absolutamente irritantes. Exemplos, aqui estão: Depois de ter feito algumas alterações à foto aqui está o resultando que aparece no JPEG: Exp (1).jpg Já mandei o mail a reclamar junto da equipa de programadores do Aperture. Mas há mais, mas para não tornar este artigo extenso demais aqui fica um pequeno apanhado: Não consegue “ler” correctamente os RAW da Nikon, fotografados no modo B&W (preto e branco) e transforma sempre as imagens em imagens a cores. Após usar determinada ferramenta (crop, por exemplo) quando usamos outra ferramenta o cursor ainda se mantêm o da ferramenta anterior. E de vez em quando desaparece a metade esquerda da imagem…
  • Assim e tal como está, esta versão não serve a ninguém e o meu conselho é se estava à espera desta versão para adquirir o programa o melhor é aguardar pelo update e então verificar se está tudo corrigido. Ao contrário do LightRoom da Adobe, que vai melhorando versão após versão parece-me que o Aperture está a tomar o caminho contrário.

    Anúncios

    0 Responses to “Aperture 1.5.”



    1. Deixe um Comentário

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

    Connecting to %s


    mário venda nova

    contactos:

    tlm 965 275 830

    skype: elogiodasombra

    "eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

    larry king

    trabalhos pessoais


    mariovendanova.com
    [este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

    in every kind of light
    [aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

    publicação de fotos

    todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

    recursos


    Loja 'o elogio' na Amazon
    [larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

    Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
    [igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

    Monochrom
    [loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

    arquivo

    stats