25
Nov
06

Previsão metereológica.

Em todas as actividades ao ar livre (fotografia, caminhada, escalada, btt, etc.) o conhecimento do estado do tempo para a data e local onde vamos realizar essa actividade é importante, se não mesmo essencial.
Organizar uma saída fotográfica sem saber como vai estar o tempo no local para onde vamos viajar, sobretudo se o local fica a uma distância que obriga a uma viagem longa ou se é realizada em estações do ano em que as variações metereológicas são frequentes é como tentar acertar na lotaria: depende da sorte. Marcar uma estadia num local remoto e distante durante alguns dias sem saber com o que conta em termos de metereologia é jogar com o imprevisto e arriscar-se a sair do local sem uma única fotografia.
A internet é, neste aspecto, uma ferramenta importante e onde podemos dispor de informação fiável e que permite tomar decisões com o mínimo de rigor. Há vários sites de metereologia na web mas há um em particular que me serve de base para organizar as minhas saídas: o AccuWeather.
Accu
Tenho preferido este site aos demais existentes porque tem previsões metereológicas para vários locais “fotografáveis” de Portugal, sendo apenas necessário indicar a localidade mais próxima e aceder à previsão. É fiável, com as limitações próprias de uma previsão, e garante-me uma boa percentagem de certeza que pela minha experiência ronda os 90%. As previsões podem ser consultadas para o dia actual ou para o máximo de 15 dias (em conjuntos de 5 ou para os 15), o que a torna uma boa ferramenta.
Consulto também os seguintes sites de previsão metereológica: weather e o Instituto de Metereologia. A situação ideal é utilizar as previsões do AccuWeather com as previsões do Inst. de Metereologia e tentar assim eliminar ao máximo a margem de erro.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats