06
Dez
06

Revistas de fotografia – um pequeno panorama.

O mercado de revistas fotográficas está repleto de propostas oriundas de vários países e que cobrem todo o tipo de expressão fotográfica. Nestes artigos (um por cada revista) irei mostrar o que se faz, lá fora e cá dentro, no campo das publicações especializadas em fotografia. Não conseguirá ser uma mostra completa, nem tal era possível, mas antes um panorama muito pessoal sobre estas publicações.
Apesar desta enorme variedade este é um mercado em crise, sobretudo na Europa. Neste momento em França a crise está instalada no mercado das revistas especializadas de fotografia, segundo as últimas estatísticas a principal revista de tunning francesa vende mais do que todas as revistas de fotografia juntas.

Hoje junto uma recordação que muitos já terão esquecido ou que nunca viram…

Natureza042

Consegui arranjar esta colecção de revistas através de um amigo que a encontrou quando fazia arrumações para mudar de casa. Como sabe que sou um apaixonado da fotografia, cedeu-ma.
Esta publicação teve altos e baixos e apenas resistiu 37 números, terminando a Abril de 1984. Era uma revista curiosa mas ainda muito longe do que se fazia lá fora com uma impressão má e um papel ainda pior, mesmo assim conseguia apresentar portfólios de fotógrafos de renome, recordo-me da reportagem sobre a Diane Arbus, tinha alguns artigos técnicos e sobre material fotográfico, procurando sempre manter os seus leitores a par das novidades do mercado. É com algum saudosismo que vemos os pequenos anúncios a casas da especialidade, grande parte delas hoje já fechadas ou em vias de fechar.
Neste primeiro número a resvista fez a cobertura da Photokina de 1980 em que as grandes novidades a anunciar era a introdução de mais elementos electrónicos nas máquinas, a standardização do “auto-focus” que na altura se adivinhava que iria substituir a focagem manual (ou seja tudo aquilo que nós hoje damos como garantido numa máquina) e a apresentação de novos papeis e filmes para preto & branco. Traz entrevistas e portfólios de fotógrafos e um artigo muito curioso sobre fotografia e humor com algumas imagens bem conseguidas, das quais destaco a seguinte:

Natureza043
© Garry Watson


0 Responses to “Revistas de fotografia – um pequeno panorama.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats