14
Jan
07

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos situa-se no concelho de Ponte de Lima e é uma zona lacustre com características únicas, em termos de fauna e flora. Já lá tinha estado uma vez mas foi no verão e a água era pouca mas fiquei sempre com vontade de lá voltar para fotografar as lagoas. E como fica a 50 min. do Porto (sem infringir nenhum artigo do código da estrada…) não havia razão para adiar mais esta visita e como agora utilizo uma máquina digital deixa de existir o factor económico como dissuasor para fazer muitas (e boas) fotografias. Assim durante estess últimos dias andei atarefado a combinar pormenores, a verificar a meteorologia e a preparar tudo para no sábado (ontem, portanto) sair cedo para apanhar a melhor luz do local.
Saímos do Porto por volta da 07:30 da manhã e chegamos a Bertiandos às 08:50 e deparamo-nos com a primeira surpresa: o Centro de Interpretação Ambiental aos fins-de-semana só abre às 14:00, enquanto à semana abre às 09:00.
Lagoa de Bertiandos (1)

Entramos na área para fazer o que fomos fazer: fotografar. E aí segunda surpresa: a primeira lagoa, a de S. Pedro de Arcos está a ser objecto de uma limpeza geral mas avisos/informações nem vê-los, apenas posso adivinhar que estão a retirar os muitos eucaliptos aí existentes e a limpar as margens da lagoa.
Em termos fotográficos não estava a melhor luz, com um céu muito “plano” com um azul deslavado, aqui e ali povoado por uma ou outra nuvem, nada de especial portanto. O nevoeiro matinal permitiu-me fazer algumas fotos das lagoas cobertas pela humidade.
Lagoa de Bertiandos
Mas no geral o contraste ainda era muito baixo para fazer boas fotos de paisagem, melhorando gradualmente ao longo do dia. Foi completamente impossível fotografar os pássaros que habitam na lagoa, na sua maioria patos-reais e galinhas de água, mesmo com a 70-200/2.8D AFS VR IF-ED + TC 1.4AFS (que com a D200 se transforma numa 420/4 AFS VR), estavam mesmo assim completamente fora do alvance da objectiva, apenas se conseguindo deslumbrar nas fotografias como um ponto pequeno. A propósito disto Tom Mangelsen costuma dizer que as suas melhores fotografias são apenas de pontos à distância, razão pela qual se recusa a fotografar em parques onde os animais são mantidos cativos para porporcionar boas fotografias. Consegui ainda ver algumas rãs muito fugazes e um lagarto-de-água, desse sim consegui excelentes fotos. A paisagem nesta altura é principalmente constituída por árvores despidas e muita matéria orgánica a cobrir o chão, aqui e ali povoado por alguns cogumelos.
Para primeira visita, outras se seguirão, foi um dia agradável em que consegui um número apreciável de fotografias (cerca de 500 fotos) e com alguma qualidade. Esta época, e até ao verão, é a melhor altura para se visitar esta área protegida, depois e até ao outono é impossível circular lá com o calor e com a quantidade de visitantes diários, mais entretidos num concurso para quem diz os maiores disparates e de preferência aos berros. Aliás esta tem sido uma queixa recorrente das pessoas que visitam as lagoas no intuito de ver esta paisagem protegida e/ou fotografar, o facto de haver pessoas que se entretêm a gritar aos pássaros, a entrar nos abrigos aos berros, a correr pelos passadiços fora como se não houvesse amanhã, etc. Se for só fotografar aconselho-os a levarem de comer, não há nada no raio de vários quilómetros onde se possa comer. Existem na zona várias opções de alojamento em turismo rural para quem quiser ficar vários dias na zona.
A galeria e algumas das fotos serão aqui colocadas durante os próximos dias.


1 Response to “Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.”


  1. 1 ze
    Janeiro 16, 2007 às 11:46 pm

    boas ,,, esta zona eu conheço ,,lagoas–..parabens pelas fotos..


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats