24
Jan
07

BES Photo 2006.

Estão em exposição no Centro Cultural de Belém as obras dos artistas seleccionados para este prémio atribuído pelo BES no montante de 15.000€, esta já é a terceira edição e que premiou no primeiro ano Helena Almeida e no ano transacto José Luís Neto.
Este ano os candidatos são: Augusto Alves Silva, Susanne Themlitz (pesquisa na Anamnese), Daniel Blaufuks e Vasco Araújo. É assim dada continuidade à escolha de artistas que não sendo fotógrafos, utilizam a fotografia como suporte dos e nos seus trabalhos. De todos os seleccionados, Daniel Blaufuks e Augusto Alves Silva são talvez os artistas que melhor podem representar a fotografia, tendo este último exposto com Gérad Castello-Lopes e Paulo Nozolino. Todos os outros artistas , e isto sem desprimor para as suas criações, é difícil considerá-los fotógrafos no sentido estrito da definição. Se entendermos como fotógrafo todo aquele que prime o botão do obturador então todos nós somos fotógrafos, se a definição de fotógrafo for todo aquele que utiliza a fotografia como meio de expressão artistica então nenhum dos dois pode ser considerado como tal. Susanne Themlitz trabalha a fotografia como matéria para as suas instalações e muito raramente como obra em si, Vasco Araújo é um excelente artista que utiliza o vídeo como suporte principal da sua obra e que, mais uma vez, utliza a fotografia integrada em instalações.
No primeiro ano o prémio distingiu Helena Almeida em detrimento da sua atribuição a um grande fotógrafo nacional, Gérard Castello-Lopes. No ano passado Paulo Nozolino, com o génio que todos lhe reconhecem, recusou participar no prémio por achar que o mesmo nada tem a ver com fotografia. Este ano aguardo para ver quem vai ser o premiado e tirar depois conclusões. Reconheço o mérito do BES em premiar artistas portugueses mas pouco do que aqui se vê é de facto fotografia, será arte contemporânea, excelente sem dúvida, que utiliza a fotografia como parte integrante de um todo. E isso, para mim, não é fotografia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats