19
Fev
07

Blogue da Magnum.

No passado dia 8 de Fevereiro, a agência Magnum Photos lançou o seu próprio blogue. O referido blogue estava em testes desde Dezembro passado, o que justifica que o arquivo tenha entradas desde esse mês, e só agora foi tornado público. Com um design gráfico sóbrio e atraente, o blogue conta com a participação de vários fotógrafos da Magnum e é gerido por Ann Tornkvist, formada em ciências políticas e que trabalhava no International Herald Tribune.
mb
O blogue é um olhar muito centrado na própria Magnum, com uma tónica carregada na personalidade dos seus fotógrafos e as entradas publicadas (nove) até agora assim o provam. A intreracção com o mundo exterior é via as reportagens ou de experiências dos próprios fotógrafos, no entanto fica a expectativa de que esta nova entrada da Magnum na era digital, depois da Magnum in motion (um excelente projecto multimédia, com podcasts vídeo e ensaios) irá gradualmente criar novos debates, lançar dúvidas e questões pertinentes sobre a fotografia. Aliás é este o mote para a criação do blogue, seguindo a intenção de Henri Cartier-Bresson quando criou a Magnum: que a agência seja um think tank para fotógrafos, com uma visão própria sobre o mundo que os rodeia.

Um outro exemplo é o blogue da Getty Images. Com um design mais básico do que o da Magnum, tem ainda dois defeitos em relação a este: na página principal as entradas não estão assinadas, ficando os leitores sem saber quem as escreveu e não permite comentários. Para obter essa informação ou comentar é necessário aceder à página de cada uns dos temas abordados neste blogue.
mb1
Mais abrangente do que o anterior, este blogue aborda quatro grandes temas, cada um com direito à sua própria página: creative, news, sport e entertainment. Não tem o “foco” como o da Magnum e parece mais um blogue particular e não de uma grande agência. Tem também, conforme afirmei anteriormente, alguns problemas de navegação e de interacção que lhe retiram alguma legibilidade. Não deixa, no entanto, de ser de leitura obrigatória.


0 Responses to “Blogue da Magnum.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats