12
Nov
07

Um ano…

oeds1(ecrã do design final do ‘o elogio da sombra’ ©José Rui Fernandes – Duo Design)

Um ano, doze meses, trezentos e sessenta e cinco dias… Os emails trocados com o Rui, a azáfama de ver tudo pronto, ver o design nascer. Foi assim há um ano atrás quando o ‘elogio da sombra’, este blogue, se transformou de uma experiência no Blogger para uma realidade neste formato. Após a experiêncio de uns meses no Blogger percebi que queria algo mais e recorri ao José Rui para me fazer o webdesign e a programação. Ficou pronto faz hoje um ano.

O projecto amadureceu durante este último ano e focou-se quase exclusivamente na fotografia, com algumas incursões noutros assuntos que me interessam. Reconheço que a blogosfera mudou e que entrei exactamente num momento de viragem complicado para os novos projectos que se iniciaram, no entanto esse facto pode ser uma motivação para publicar mais e com melhor qualidade e é esse o meu maior desafio. Foi também um ano de convulsão na fotografia, com as afirmações de Stephen Shore sobre os portais de partilha de imagens, com o projecto ‘We are all now photographers’ a abrir as portas do museu de L’Elysée aos amadores de todo o mundo numa iniciativa inédita, a National Portrait Gallery que lançou um concurso com cujas fotografias eram colocadas num grupo do Flickr e a descoberta de várias fotografias editadas para além do aceitável em vários jornais de prestígio internacionais e que foram muito para além da simples encenação, tendo algumas sido classificadas como fraude, factos que levantam algumas questões à fotografia na actualidade: O que é a fotografia hoje? Qual o futuro da fotografia? Quais os limites éticos face às novas tecnologias?

O futuro do blogue?
O futuro é inovar, publicar bons textos e procurar um olhar mais crítico sobre a fotografia actual e também por olhar para o passado como fundação daquilo que hoje se faz, o futuro será também feito de mais livros e revistas, prestar atenção à tecnologia e as alterações que as inovações tecnológicas provocam na fotografia. O meu futuro como fotógrafo passa também pela impressão, onde começei agora a dar os primeiros passos.

Para finalizar gostaria de agradeçer em particular ao José Rui por ter construído este projecto e ao Daniel Carrapa por o ter apadrinhado desde muito cedo, e em especial a todos que durante este ano leram o ‘o elogio da sombra’. Gostaria também de endereçar uma palavra muito especial a todos os meus entrevistados pelo carinho que colocaram na realização das entrevistas. A todos o meu muito obrigado! E que venha o próximo ano!


6 Responses to “Um ano…”


  1. Novembro 12, 2007 às 11:22 pm

    Já um ano? Parabéns.
    Para que são os agradecimentos? Além de te dar cabo da cabeça regularmente, não fiz mais nada.

  2. Novembro 13, 2007 às 8:25 pm

    É verdade, um ano.
    Obrigado porque deste ‘corpo’ a este projecto, e que já é muito. Tu só me dás cabo da cabeça de vez em quando, de resto és apenas sincero, por muito que custe ouvir a verdade. E isso é mesmo muito.

    Um abraço.

  3. Novembro 15, 2007 às 11:26 am

    para mim, o elogio da sombra é já uma referência.
    parabéns!

  4. Novembro 15, 2007 às 10:14 pm

    neftos, obrigado. Espero manter essa preferência e manter a qualidade para continuar a ser um referência.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats