19
Nov
07

Apoiem a vossa loja.

Hoje apetece-me estar um pouco fora de sintonia com o mundo, especialmente com o mundo on-line.
Todos os dias leio na rede global que é a internet, as dúvidas mais bizarras que podem imaginar, todos os dias sou confrontado com pessoas que depois de adquirirem produtos que custam milhares de euros, andam nos fóruns a fazer perguntas simples que poderiam ser respondidas por quem lhes vendeu os produtos. Mas quem lhes vendeu os produtos? A resposta é quase sempre a mesma: loja virtual. Mas pergunto se não há ninguém que os possa ajudar e ou não sabem ou o call-center está localizado na Índia ou mandam-nos para a linha de apoio da marca, etc. Mas quando pergunto porque não compraram o equipamento numa loja especializada, a resposta é a mesma: por causa do preço.

Recentemente tive uma discussão acessa com um português que comprou nos Estados Unidos uma Nikon D80 que entretanto avariou e cuja garantia tinha sido emitida pela Nikon Europa. Como a D80 apareceu nos EUA ninguém sabe mas suspeita-se como: mercado paralelo. O homem estava furioso com a Nikon porque a marca não lhe queria reparar a máquina, nem que ele pagasse a reparação. Perguntei-lhe se ele achava bem a Nikon estar a apoiar o mercado paralelo e não os seus distribuidores oficiais, ficou ainda mais furioso porque achava que a Nikon o ‘obrigou’ a comprar nesse mercado porque os preços praticados na Europa são mais altos do que nos EUA. Admira-me o facto de que a máquina tivesse origem no armazém europeu…mas provalvelmente este pormenor deve-lhe ter escapado.

Estas mentes brilhantes surpreendem-me. Se querem apoio comprem na vossa loja habitual, se o que vos interessa é preço comprem na internet. Mas por favor não encham depois os fóruns com questões técnicas que poderiam ser respondidas ao balcão de uma loja. Nada substitui o contacto pessoal, nada. Ou julgam que depois de comprarem o equipamento, vai estar alguém a responder pacientemente às vossa dúvidas do outro lado da linha? Raras vezes isso acontece. Comprem localmente e poupem o ambiente, já agora pratiquem o que apregoam nesse sentido. Como diria alguém que conheço: ‘não há almoços grátis’, acrescento que quando os há, são pagos à posteriori, a factura vem sempre depois. Mas existe algo que ainda torna isto tudo mais perverso, o facto de grande parte das marcas já não incluirem manuais impressos nos equipamentos, colocando apenas um extenso pdf no cd de instalação. O que me parece é que grande parte das pessoas não lê esse ficheiro, ou porque é extenso ou porque é lido num ecrã. Mas e se não têm apoio de uma boa loja? Vão para os fóruns, evidentemente. E nem procuram no manual, desabituaram-se disso porque acham que os fóruns lhes resolvem tudo. E como compram on-line e são apenas bits e bytes sem rosto não existe uma relação de proximidade e confiança com a loja.

E alguém consegue pôr preço na relação de cumplicidade que se constroi entre loja e cliente ao longo dos anos? Eu não, basicamente acho que não tem preço. É uma relação de confiança, às vezes quase de amizade, que se baseia é certo numa troca comercial mas que vai um pouco mais longe, é saber que quem está do outro lado conhece as minhas necessidades e que me ajuda a decidir entre o equipamento ‘x’ e ‘y’. Quem está do outro lado sabe que volto quando preciso de novo equipamento e eu sei que conto com eles, é tão simples como isto.
Deus sabe as horas que já fiz perder o Leandro, o Bruno e a Mónica na Colorfoto, mas sou sempre bem atendido. Nunca uma dúvida fica por esclarecer. Deus sabe também as horas de cavaqueira passadas na Mundo Fantasma, entre livros de BD e jantares combinados. O Vasco sempre pronto a aconselhar mais um livro e o Marco sempre cheio de dicas sobre os últimos DVD´s.
E as horas passadas na Jo-Jo’s a ouvir discos sem conta, sempre com o Eduardo a trazer mais um vinil acabadinho de chegar? E há sempre a atenção de me guardar os singles de 7″ que vão chegando e que sabe que eu vou querer. E as trocas acesas de opiniões sobre literatura na livraria ‘Nova Fronteira’?

Isto meus amigos, vale muito, mas mesmo muito. Hoje estou um bocado farto destes tipo de queixas e elas são cada vez mais. Ninguém está livre de ser burlado mas não é disso que aqui falo, nem sequer das pessoas que por viverem afastadas dos grandes centros apenas têm a possibilidade de comprar on-line, falo de pessoas que vivem em grandes cidades, que conhecem o esquema mas depois esperam que as marcas sejam ‘compreensivas’. Claro, depois de lhes andarem a furar o negócio, vão de certeza ter toda a compreensão das marcas, mas a máquina ou lente arranjada é que não. Ou então comprem barato mas certifiquem-se que vão conseguir trabalhar com o equipamento, porque meus caros se procurarem ajuda nos fóruns vão ter tantas opiniões quantas as respostas recebidas. Ou como diz o nosso povo: ‘cada cabeça, cada sentença’. Resolvam-se.


0 Responses to “Apoiem a vossa loja.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats