22
Jan
08

The photographs not taken & mais…

John Davies, um dos nomeados para o Deutsche Börse photography prize, numa reportagem do Telegraph. O jornal está a publicar uma série semanal sobre os fotógrafos nomeados para o prémio deste ano, a semana passada foi a vez de Fazal Sheikh, com uma bela reportagem sobre a Índia. O prémio, o maior em Inglaterra, tem como patrocinador a Detsche Börse, o suporte do jornal The Telegraph que apoiam esta ideia da Photograph’s Gallery que pelo terceiro ano consecutivo organiza esta competição.

A ‘Library of Congress’ dos Estados Unidos colocou à disposição no serviço online Flickr uma vasta selecção de fotografias do seu espólio. Uma selecção admirável que está a ser disponibilizada ao público e que em alguns casos são documentos únicos e cuja fonte não é conhecida ou em que não existem dados concretos sobre o onde, como e porquê. Esta foi a maneira de proporcionar acesso fácil a todos que desejem aceder às imagens e ao mesmo tempo recolher informação que de outro modo seria impossível recolher.

O New York Timers publica uma reportagem sobre a mais recente exposição do International Center of Photography, intitulada ‘Archive fever’.

“Photography, with its extensions in film, video and the digital realm, is the main vehicle for these images. The time was, we thought of photographs as recorders of reality. Now we know they largely invent reality. At one stage or another, whether in shooting, developing, editing or placement, the pictures are manipulated, which means that we are manipulated. We are so used to this that we don’t see it; it’s just a fact of life.

Art, which is in the business of questioning facts, takes manipulation as a subject of investigation. And certain contemporary photographers do so by diving deep into the archive to explore its mechanics and to carve their own clarifying archives from it.”

The photographs not taken‘ é um blogue que reúne pequenas histórias escritas sobre fotógrafos e das fotografias que nunca sairam da cabeça para o filme/sensor. Desde o tempo que passam nas salas dos aeroportos até situações extremas em que os fotógrafos se deixam envolver nas situações e esquecem o ‘momento decisivo’ há ali um pouco de tudo, com a vantagem de serem experiências na primeira pessoa e não ficção.


2 Responses to “The photographs not taken & mais…”


  1. Janeiro 22, 2008 às 9:58 am

    Muito interessante este blog “The photographs not taken”!…
    Ainda há dias falava com um amigo sobre o facto de sentir muito mais a dor das fotografias não tiradas do que a das fotos mal tiradas.
    Um abraço

  2. Janeiro 22, 2008 às 8:18 pm

    É um excelente conceito, Alexa. Todos nós temos histórias de fotografias que poderiam ter sido boas mas que nunca sairam da nossa imaginação ou que não foram captadas por constrangimentos técnicos. Espero dentro de breve publicar uma pequena história de uma dessas fotografias que nunca tirei…

    Um abraço grande.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats