28
Jan
08

A raposa que fugiu (uma fotografia que nunca tirei).

Foi no inverno passado, mais ou menos há um ano que durante uma excursão pelas lagoas de bertiandos decidi estender o meu percurso habitual até à lagoa do mimoso. O percurso é maior do que o existente à volta da lagoa de s. pedro de arcos e atravessa alguns campos, pelo que tem uma variedade de habitats entusiasmantes para um fotógrafo de natureza como eu (ou como tento ser…). Nesse dia frio e escuro de inverno a actividade na lagoa estava propícia à realização de boas fotografias: nas margens as garças procuravam alimento, os patos reais passeavam tranquilamente. Percorri os passadiços na esperança de conseguir um ponto onde conseguisse captar toda esta actividade apenas munido da AF-S VR Zoom-Nikkor 70-200mm f/2.8G IF-ED + AF-S Teleconverter TC-14E II, ainda estava longe a aquisição da 300/2.8 que se viria a concretizar meses depois, e por isso precisa de um ângulo ‘limpo’, sem ramos nem distracções, o que me fez caminhar de um lado para o outro, sem sucesso nenhum, reconheço. Até que decidi parar num pequeno recanto dos passadiços que permite ver o final da lagoa e que é um local onde habitualmente se vêm patos durante a época da nidificação e ali fiquei à espera que algo acontecesse ou que ‘a’ fotografia me aparecesse à frente, logicamente que tal não aconteceu. Decidi então fazer umas fotografias mesmo correndo o risco, como se veio a provar, de não fazer nada que se aproveitasse.

Comecei a recolher o material na mochila enquanto conversava com a Sónia e de repente vejo uma cabeça de um animal que não consegui distinguir imediatamente a sair de um pequeno esconderijo. E eis que sai para fora e vejo que é uma raposa, a olhar para nós sem saber o que fazer, hesitando o suficiente para que eu ainda tentasse tirar o equipamento da mochila mas a raposa astuciosamente percebeu que a sua estadia ali estava terminada e desapareceu, passando a escassos metros do local onde estavamos. Ainda tentei o ‘boneco’ mas nem tive tempo de disparar o obturador…desapareceu num instante.

Recordo ainda hoje esse encontro e o que poderia ter acontecido se o equipamento estivesse nas minhas mão e não na mochila. Foram uns segundos mágicos e que podiam ter-me proporcionado uma fotografia a valer, daquelas mesmo boas, ou talvez não, com a penumbra que cobria o local talvez só conseguisse uma imagem desfocada e tremida da raposa. Não sei e nunca vou saber…
O que é mais estranho é que durante o almoço fomos novamente visitados por outra raposa que atravessou o parque de estacionamento das lagoas e passou mesmo à nossa frente. Bem tentei sair do carro sem fazer barulho e ir buscar a máquina, desta vez já pronta a disparar, mas nem tive tempo de apontar a lente, mais uma vez a raposa desapareceu rapidamente.

Quais são as probabilidades de no espaço de algumas horas encontrar duas raposas distintas nas lagoas de bertiandos? Eu que frequento o local há alguns anos, diria que são escassas…


6 Responses to “A raposa que fugiu (uma fotografia que nunca tirei).”


  1. Janeiro 28, 2008 às 2:24 pm

    Não sei bem como cheguei até você. Acho que foi procurando alguma coisa sobre fotografia no google.
    Mas o que importa é que desde que te descobri, passei a frequentar seu blog diariamente. E adoro!
    Quando você quiser mandar alguma foto pro meu blog “Sempre aos domingos”, http://projetosempreaosdomingos.blogspot.com/, ela será muitíssimo bem vinda!
    Abraços do Brasil

  2. Janeiro 28, 2008 às 2:41 pm

    E aqui estou outra vez. Fui pesquisar sobre você no google (da outra vez foi sobre fotografias) e entrei no Sagarçal, no post 1000.000.000.

    ”… Há evidentemente casos de grande qualidade on-line, mas no meu campo de conhecimento (fotografia) são raros, grande parte limita-se às galerias de fotos, outros mantêm blogues com actualizações espaçadas no tempo, grande parte das vezes que ando à procura de informação nova acabo por ler o mesmo que já li…”

    Como sugeri uma visita ao meu blogue, sinto-me no dever de prestar alguns esclarecimentos a você:
    1) não sou fotógrafa, embora adore fotografia;
    2) tenho uma máquina digital extremamente simples, sem nenhum recurso, uma Sony, bem fininha, comprada há 2 anos em Nova Iorque;
    3) o objetivo do meu blogue, portanto, não é mostrar ao mundo meus dotes de fotógrafa =D, mas sim acompanhar o que eu e meus amigos fotografamos nos domingos, descompromissadamente;
    4) mas eu tenho um compromisso com meu blogue: sempre posto alguma foto no domingo e algumas notícias durante a semana.

    Continuo querendo, ou como dizem em Portugal, continuo a querer sua visita e suas fotos.

    Um grande abraço

    Graça

  3. Janeiro 28, 2008 às 10:48 pm

    Graça, obrigado pelos comentários. Já estive a ver o seu blogue e é um projecto interessante e que conta com várias colaborações internacionais.
    Eu também sou adepto da fotografia ‘snapshot’ feita apenas pelo prazer de fazer a foto. De vez em quando, aos domigos de manhã, gosto de passear pelas ruas desertas do Porto à procura de instatâneos. Pode contar com uma dessas fotos para o seu blogue.

    Um abraço deste lado do atlântico.

  4. 4 manuela
    Fevereiro 2, 2008 às 7:29 pm

    este site tá uma porcaria.

  5. 5 manuela
    Fevereiro 2, 2008 às 7:31 pm

    estava a brincar está mt bonito só que eu precisa que tivesse uma informaçao que eu precisa para um trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Fevereiro 2, 2008 às 7:36 pm

    Manuela, perdoo o primeiro comentário. E que informação anda à procura? Talvez possa ajudar…


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats