17
Fev
08

Epson 3800.

Decidi não publicar as minhas notas sobre a 3800 pelo simples facto de as mesmas se centrarem na utilização desta impressora com o Aperture 1.5 que a Apple actualizou para a versão 2.0. Dado que ainda não tenho esta versão e como o módulo de impressão foi alterado, vou agora aguardar até ter o programa para depois actualizar também as minhas notas.

Entretanto adicionei também mais uma variável à equação: um calibrador de impressora. Deixei assim de andar a gastar papel e tinta à toa, decidi ir pelo caminho mais difícil mas mais consistente e comprei um Spyder3Print na Colorfoto. Os perfis não são complicados de construir mas o trabalho vem depois, é necessário afinar a tonalidade, brilho, até se conseguir um resultado satisfatório. O resultado final é bom, com excelente separação tonal e uma impressão a preto & branco perfeitamente controlada, a diferença é mais notória nos papéis mate do que nos brilhantes. Onde realmente a calibração é excelente é na impressão a preto&branco através do módulo de impressão a cores da impressora, ultrapassando a assim o módulo ‘Advanced Black and White’ das impressoras Epson que, na minha opinião, não funciona nada bem com o software da Apple. Assim consegue-se consistência e rapidez dado que o mesmo perfil serve para imprimir a cores e a preto & branco. Mas para isso é preciso ler dois targets, um com 225 quadrados de cor e outro com 238 quadrados de cinzentos (cada um leva mais ou menos 20 minutos a ler). Como facilmente reparam isto é trabalho que consome tempo e é necessária uma tarde para construir um perfil bem feito para um papel.
Os resultados não são brutalmente diferentes do que se consegue com os perfis que vêm com a impressora mas são a diferença entre o bom e o óptimo, que para muita gente que vende fotografias ou imprime em casa para expor justifica o investimento; no preto & branco a diferença está principalmente na neutralidade.


0 Responses to “Epson 3800.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats