04
Mar
08

Topologies & mais…

A view inside the real fortress of solitude‘ mostra-nos como foi fotografar o edíficio-cofre onde serão guardadas sementes de todas as plantas existentes para resguardar a biodiversidade de uma eventual catástrofe. Galeria na National Geographic e via State of the art.

A Vanity Fair publicou uma galeria online com as capas de Annie Leibovitz. Um exclusivo online e que vale a pena ver. Confesso que nunca me debrucei a sério sobre o trabalho desta fotógrafa, embora esteja para o fazer há vários anos mas não será este conjunto de capas que me despertará o interesse para o fazer.

Para quem nunca viu o documentário sobre Henri Cartier-Bresson, o New York Times tem um pequeno artigo sobre o referido documentário, certeiramente intitulado ‘Photographers, on the other side of the lens‘. Este documentário já foi exibido cá em Portugal na :2 e devo confessar que gostei do que vi, sobretudo conhecer o homem por trás da lente e que fez alguns trabalhos que admiro muito.

George Barr lança o desafio a cada um de nós para descobrir porque é que fotografa. Num pequeno texto mais uma vez o autor procura pistas para cada um descobrir porque premir o obturador é de primordial importância para a nossa vida. Será para satisfazer o ego? Será pelo prazer da tecnologia? Será para ser mais famoso do que o vizinho do lado? Cada tem a sua resposta…

Sem trabalho, consistência e suor não vamos a lado nenhum, já estou farto de o escrever aqui. Isto a propósito de Edgar Martins, um jovem fotógrafo português a viver em Londres e que já tinha sido capa da prestigiada revista Aperture. Agora a Aperture prepara-se para fazer o lançamento mundial do livro ‘Topologies‘ do Edgar Martins. Vai estar disponível a partir de Abril deste ano e é um acontecimento para a fotografia portuguesa, talvez uma das mais importantes dos últimos anos e cujo prestígio vai muito mais além de um BESPhoto que nada mais tem feito do que perpetuar uma ideia bacoca e vazia da fotografia contemporânea portuguesa. Mas a Aperture tem a vantagem de não ter que gerir interesses e por isso publica pouco mas bom sem andar a reboque de meia dúzia de critícos de arte e curadores que não encontram lugar em mais lado nenhum.


0 Responses to “Topologies & mais…”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats