14
Abr
08

Ninguém se entende (uma dissertação sobre impressão).

Se o papel (em condições) é caro e se o litro da tinta é ao preço do ouro, porque é que ninguém se entende em coisas tão simples como a compatibilidade dos drivers da impressora, o software de edição de imagem e os sistemas operativos? Realmente escapa-me a displiciência com que fabricantes e empresas de software tratam os clientes e deixo já aqui uma deixa: está tudo no mesmo barco mas de costas voltadas.
Não é segredo que sou um fã da Apple desde que mudei de sistema operativo, a alteração correu sobre rodas e a coisa funciona, não me estou a ver a trabalhar com outra marca tão cedo. Mas de facto os problemas com o Aperture têm sido uma constante ao ponto de ultimamente ter começado a questionar se não seria realmente melhor ‘saltar’ para o Lightroom da Adobe. E desde que as impressões com a 3800 ganharam uma dominante magenta bastante irritante a questão voltou a pôr a cabeça de fora, só o facto de não querer tirar os NEF (os RAW da Nikon) de dentro da biblioteca do Aperture é que me impedia de dar o salto.

Para verificar se o problema era da aplicação, dos perfis ou do driver da impressora descarreguei a versão trial do Lightroom e imprimi as mesmas imagens com os mesmo perfis para verificar onde está o problema e cheguei a estas conclusões:

a) em termos de cor as impressões efectuadas com os perfis Epson são practicamente idênticas nas duas aplicações;
b) com os perfis Spyder3 a diferença de qualidade é gritante e o Lightroom consegue imprimir com fidelidade aquilo que se vê no ecrã, no Aperture as impressões são pura e simplesmente lixo;
c) a diferença entre imprimir no Lightroom com os perfis Epson e os perfis do Spyder3 é visível e os últimos são superiores.

Uma rápida busca nos fóruns de apoio do Aperture permitiu-me ver que problemas de impressão não faltam, desde dominantes amarelas, verdes e desvios de cor, aparece um pouco de tudo. Portanto a questão lógica não seria mudar para o Lightroom mas quando mudar. Mas a minha experiência ensinou-me que antes de me atirar de cabeça é melhor molhar apenas o pé, para isso decidi espreitar o fórum de apoio ao Lightroom; bem o que lá encontrei não é de longe nem de perto melhor do que encontrei no Aperture: os mesmos problemas de dominantes, desvios de cor, etc.
Portanto mudar pode apenas significar encontrar outros problemas daqui a alguns meses…

Soluções? Simplesmente gastar mais dinheiro e adquirir o Lightroom para poder usar o calibrador Spyder3? Passar 5.000 imagens do Aperture para o Lightroom, que vai funcionar até quando? E quando quiser tirar as imagens de dentro da biblioteca do Lightroom será que o vou conseguir fazer? Andar a passar imagens de aplicação em aplicação para fazer uma coisa tão simples quanto imprimir? Duplicar 5.000 ou 10.000 ficheiros RAW? Não. Apple, Adobe, Epson e Colorvision entendam-se! Eu quero que me deixem imprimir com os perfis que quero sem reclamações, complicações e outras fustrações. Será pedir muito? Parece que sim. É o mundo em que vivemos.


0 Responses to “Ninguém se entende (uma dissertação sobre impressão).”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats