16
Abr
08

O novo Mac OS X.

Decidi alterar o meu sistema operativo para o novo Leopard (Mac OS X 10.5) para refrescar a tralha, desculpem a expressão, que já abunda no iMac cá de casa. É impressionante a montanha de pequenas aplicações que pululam por todo o lado e que nunca chegaram a ser usadas, mesmo a que vêem instaladas de origem. Caso exemplar: o pack iLife ’06. iDvd, iMovie, GarageBand e iWeb foram abertas não mais do que duas vezes cada uma e provavelmente saltam fora para um arquivo em Cd Rom.

O que mais me impressiona é a relativa facilidade em actualizar as aplicações, basta copiar a aplicação para a pasta ‘Applications’ e depois copiar as preferências da mesma para a pasta ‘Users’, mais fácil não podia ser. E assim depois de ter apagado o disco rigído por completo e ter feito uma instalação nova, tenho a minha música do iTunes toda, com a estrutura completa preservada, o Firefox tem as pastas todas no sítio e com as bookmarks intactas e no Mail estão lá as pastas onde arquivo os emails mais importantes.
A única vitima mortal disto tudo foi o Aperture mas ao eliminar o Aperture 2.1 trial eliminei também alguns ficheiros do 1.5. Nada de grave porque a biblioteca está numa drive diferente e salvaguardada, só é preciso fazer um novo install e actualizar o programa.

Importante mesmo é ter um bom backup e se tem um Mac com poucas aplicações pode fazer uma instalação com arquivo e instala o novo OS e arquiva o anterior e preserva toda a estrutura que já tem. Mas eu preferi apagar tudo e iniciar de novo para assim eliminar tudo o que já não é necessário.
Uma ferramenta que se mostrou essencial neste processo todo foi o AppZapper que permite apagar uma aplicação e tudo o que lhe está associado, custa quase nada (12.95USD) e funciona muito bem.

Do Leopard ainda é cedo para falar mas o Mail está bom, com funcionalidades que valem a pena. O resto só o tempo dirá.


6 Responses to “O novo Mac OS X.”


  1. Abril 20, 2008 às 11:20 am

    Eu comecei logo com o Leopard, por isso não tenho termo de comparação… Mas lá que o acho mesmo muito bom, disso não haja dúvida.

    Sinceramente, acho que a melhor coisinha que fiz foi mesmo mudar para a Apple… As necessidades obrigaram-me a comprar um computador novo, e se era para ter o Vista, mais valia estar quieta. Por isso optei por me virar para este e não me arrependi.

    Espero que te dês bem com este novo Mac OS X :)

    Beijinho*

  2. Abril 20, 2008 às 6:01 pm

    Ana, eu ainda passei pelo Tiger (10.4) e noto grandes diferenças neste novo OS. Começo pelo Spaces, uma ideia genial para não atafulhar o ecrãn com dezenas de aplicações abertas ao mesmo tempo (um defeito meu mas é impossível sobreviver cá por casa sem o Aperture, o iTunes, Mail, Firefox, Spyder3 utility, NetBarrier X4, etc. todos abertos ao mesmo tempo). Depois o Stacks é excelente, deixei de ter o desktop atafulhado, o Time Machine é puro génio Apple, o novo Mail tem funcionalidades bestiais e no geral o OS parece mais arrumado e limpo. Não me vejo a trabalhar outra vez com um PC, embora nenhum computador seja isento de falhas – nem os Mac’s – mas o interessa escolher o melhor sistema e aí os Mac’s estão anos-luz à frente dos PC’s.

    Ana, um beijo também para ti e bem-vinda ao mundo Mac.

    P.s. – que Mac compraste?

  3. Abril 21, 2008 às 11:14 am

    Eu é mais do género: iTunes, Firefox (já experimentaste o Camino? Dizem que se torna muito melhor para o Mac… Eu não experimentei, mas um dia destes hei-de instalá-lo), Word, iCal, Powerpoint (a faculdade assim obriga com os inúmeros trabalhos)…

    Eu comprei um MacBook de 13,3 polegadas e 2,2 GHz. O computador lá de casa avariou-se, e os meus pais queriam comprar um portátil… E se era para comprar com o Vista, disse-lhes que era melhor comprarem um Mac, mas como eles não queriam, fiz um negócio da China e fiquei eu com o Mac e eles com o meu anterior portátil :P A minha mãe até referiu, porque um computador novo nas mãos dela era sinónimo de ela ter medo e mexer em tudo e assim sempre fica mais a vontade.

    Beijo*

  4. Abril 22, 2008 às 8:02 am

    Já vi o camino a funcionar mas não o tenho instalado, eu uso o Safari e o firefox e já usei o Flock que também funciona muito bem. Mas a grande vantagem dos Mac é que tudo funciona bem.

    Bem, eu tenho um monte de tralha e que uso: Aperture, calibradores de impressora e monitores, Mail, iTunes, Firewall, Antispam, Time Machine, iCal (vou comprar o Bento da Filemaker, é uma excelente base de dados e só custa 40€, experimenta), Cyberduck, Appzapper (imprescindível, compra o downloadpor 14USD) e já chega…

    Um beijo.

  5. Abril 25, 2008 às 12:32 pm

    A única crise no meio disso tudo é que sou estudante e um só livro custa-me cerca de 100€… Tenho de me reger por programas de shareware e freeeware, senão das duas uma: ou não faço as cadeiras, ou não faço as cadeiras.

    Vida de estudante está complicada :P

  6. Abril 25, 2008 às 5:05 pm

    Tenho muito pouca coisa paga, 90% do que uso veio de origem com o Leopard (ou imigrou do Tiger). Tirando o AppZapper, o Aperture e as protecções de sistema (Antispam e Firewall) não paguei mais nada.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats