22
Abr
08

Um dia de trabalho diferente (a minha versão).

Ontem estive no escritório do Rui (e podem ler a sua versão dos acontecimentos) que além de ter sido o designer deste blogue é alguém com quem partilho algumas afinidades. O nosso encontro tinha como objectivo a calibração da Epson Pro 4000 que o Rui tem e aproveitar o meu (parco) conhecimento de calibração para pôr a impressora a trabalhar em condições óptimas.

Cheguei lá e preparamos a impressora para imprimir os targets que posteriormente são lidos pelo Spyder3 Print e a partir daí trabalhar a R4000. Mas os targets precisam de secar e como levei a D200, aproveitamos para ir até ao quintal fotografar. Demorei algum tempo a ver o local, o Rui começou logo a disparar, e depois andei à procura das fotografias que o sítio oferece. E reconheço que tem mais para oferecer do que à primeira vista parece, é preciso procurar mas as fotografias aparecem. E apareceram boas como poderão ver mais tarde…

Em relação à calibração faço minhas as palavras do Rui: a diferença para os perfis ‘enlatados’ não é extraordinária mas a gama de ajustes que podemos fazer nos perfis dá-nos uma liberdade que os ‘enlatados’ não permite; depois de ler os targets podemos fazer dezenas de variações que escapam à possibilidade dos perfis Epson ou de outra marca. Isto significa que pode construir variantes para uma tonalidade, sépia por exemplo, tantas quantas a sua vontade desejar. Isto somado à constatação que os perfis construídos têm uma gama tonal que lhes permite imprimir detalhes que aos enlatados escapam completamente verifica-se que o investimento aqui compensa.
Agora tudo isto tem um senão: é trabalho impossível. Imprimir, calibrar e ajustar consomem tempo, papel e tinta o que quer dizer que isto está fora de questão num entusiasta mas para um profissional (ou um amador avançado que vá vender impressões) que quer tirar o máximo das suas impressões e quer que as mesmas tenham um cunho pessoal esta ferramenta é imbatível.
Mas para tirar partido disto tudo é preciso ter um workflow calibrado e isso começa no monitor e acaba na impressora. Se o desejarem o Spyder3 Studio é a melhor opção; a evolução no calibrador do monitor é tal que os antigos perfis efectuados com o Spyder2 Suite parecem rudimentares ao lado dos novos, a gama de cores e tonalidades fazem sobressair o melhor que os monitores Apple têm: consistência, fidelidade de cor e gama tonal assombrosa. Se estivesse à procura de monitores a minha escolha era óbvia.

Mas voltando ao tópico, estas sessões são importantes porque permitem partilhar conhecimento e trocar experiências e neste caso até foi uma ajuda importante, estava com algum hesitações em relação aos perfis que criei e o Rui dissipou-as. A formação que tem em design gráfico dá-lhe alguma vantagem nestes campos que para mim se tem revelado valiosa, sobretudo porque me interessa uma opinião frontal e sincera.
Em relação à calibração da R4000 verifico que não ficou grande fã da calibração mas como disse o equipamento não serve para tudo e todos mas o facto de se ter conseguido verficar algumas diferenças em relação aos perfis das marcas diz-me que este é o caminho a seguir.

Fotografias? Vêm já a seguir…


1 Response to “Um dia de trabalho diferente (a minha versão).”



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats