06
Maio
08

A vida de cliente (da NetCabo) é muito dura…

Desde a passada quinta feira que a vida dos clientes NetCabo tem andado um bocado às avessas no que se refere ao acesso às caixas de correio electrónico. Os certificados de segurança estavam com problemas, obrigando os clientes a forçarem o acesso a um servidor cuja identidade desconheciam. O Mail do Mac OS não faz o acesso automático ao servidor a menos que se lhe indique expressamente que o queremos fazer, mesmo correndo o risco de me estar a ligar a um servidor que não é efectivamente da NetCabo, o que diga-se não é muito seguro; procurei então uma explicação para o problema. Primeiro verifiquei se as configurações das caixas de correio estavam correctas e depois avançei para o Mynetcabo na esperança de estar lá algum comunicado da empresa. Nada, nem uma linha, como seria de esperar.

Enviei um email mas a resposta pronta nem vê-la, aliás não sei para que têm uma resposta automática a informar que no máximo de 24 horas respondem. Mandaram-me resposta perto de 15 horas depois a pedir o número de cliente, respondi e fiquei à guardar. Passado um dia e sem resposta mandei um segundo email, com conhecimento à equipa de supervisão, a explicar que dado os problemas serem dos servidores da NetCabo (ou da empresa holandesa que lhes fornece o serviço) agradecia uma resolução ou uma explicação. Mais uma vez, resposta nada.

Decidi avançar para o telefone e desancar os tipos, atendeu-me um jovem cujos ‘conhecimentos’ técnicos do que estava a falar eram zero. Pacientemente e depois de o ver espalhar-se ao comprido várias vezes e meter os pés pelas mãos, lá tive que lhe indicar onde é que podia ler como se configura o Mail do Mac (surreal mesmo, tenho pena de não ter gravado a conversa…)!
Depois de muito batalhar com ele, lá decidiu consultar alguém que o informou que a empresa estava a fazer testes de segurança nos servidores e que a coisa era capaz de durar uns dias.

Entretanto passado umas horas e já na posse desta informação recebo um email da NetCabo adizer que estava tudo bem com os seus servidores e que como tal teria de verificar as configurações da minha aplicação. Mais, se via webmail – aquela ferramenta arcaica que eles disponibilizam no Mynetcabo, a coisa funcionava então que o usasse, assim tudo se resolvia.
Admiro quem no anonimato de um email manda uma resposta destas, o homem merece um prémio. Aliás, dois. Um por não saber do que fala e responder aos clientes e outro por conseguir que os clientes NetCabo utilizem o webmail. Quanto a vós não sei mas eu dou-me mal com aquilo mas tenho desculpa: estou bem servido de aplicativo de email. Aliás, o Mail está tão mas tão à frente daquilo que usar o webmail depois de usar o Mail é como andar de Mercedes e de repente ser obrigado a andar de carroça. Mas agradeço o esforço do senhor, não há nada que eu aprecie mais do que um empregado que mostra tanto interesse pelos clientes ao ponto de os enganar. Porque como todos sabemos a verdade doi, na realidade a verdade da NetCabo doi-me todos os meses cerca de 60€ na carteira, mais cêntimo menos cêntimo, sim porque cá em casa somos uns mãos largas, ele é TvCabo e mais NetCabo de banda larga; para mim só o melhor. Para a NetCabo só mesmo a ignorância dos clientes interessa, portanto o melhor para eles é o cliente pagar e não bufar. Quer saber porque não tem email? Veja você mesmo as configurações da sua aplicação. Há problemas de segurança? Use o webmail, essa ferramenta de excelência. E pago eu a estes tipos para isto e pior acho que não há concorrência à altura. A TvTel vai ser comprada por eles, a Meo é a casa mãe PT a tentar não perder o comboio agora que ficou sem a NetCabo e as pseudo bandas largas portáteis – carregadas de problemas – nem sequer são opção.

Uma real palhaçada, acrescento eu já para finalizar. Pagar deveria assegurar um serviço de apoio ao cliente capaz, funcional e que forneça respostas que resolvam, parece-me o minímo dado as importâncias que cobram para o fornecimento de serviços. Se realmente os testes são verdadeiros – depois de tanta trapalhada permitam-me desconfiar – penso que não viria nenhum mal ao mundo se explicassem aos clientes que o acesso às suas caixas de correio iria sofrer alguns problemas, nem sequer preciso de saber se são testes ou se alguém tropeçou num cabo e desligou um servidor, deixo os detalhes sórdidos para serem, resolvidos internamente. Para já dou-lhes o benefício da dúvida mas que estão na minha mira, lá isso estão.

5 Responses to “A vida de cliente (da NetCabo) é muito dura…”


  1. Maio 7, 2008 às 10:33 am

    Hmmmm… Como eu conheço essa história em múltiplas versões e nuances. Força! Coragem! Ânimo! E, principalmente: calma e MUITA paciência.

    Comigo, ao logo de um ano e meio, os problemas foram tantos que acabaram por me dar um crédito de 200€ a descontar nas próximas facturas.

    Assim que tiver Clix Smart TV na zona, mudo.

  2. Maio 8, 2008 às 12:24 pm

    sei perfeitamente o que isso é. também pago essa quantia por um serviço (e apoio ao cliente) muito duvidosos. conseguiram-me irritar de tal maneira (mais de um mês sem internet entre muitas outras coisas, o problema era deles e ainda me cobraram 80€) que avancei com uma reclamação para a autoridade da concorrência. só mantenho este serviço porque, como dizes, não há concorrência à altura.
    boa sorte ;)

  3. Maio 11, 2008 às 5:31 pm

    Peço desde já desculpa aos dois pela resposta tardia mas como podem verificar as coisas andaram um pouco complicadas desde que fui alvo de ataque de spambots.

    De facto habituamo-nos a viver com estes contratempos por falta de concorrência viável e ninguém liga pevide às reclamações dos clientes. Enfim, Portugal no seu melhor…

  4. 4 Pedro
    Maio 23, 2008 às 5:50 pm

    Pois eu não consigo enviar email pelo Mail para endereços Gmail.

    E o problema É SÓ COM OS SERVIDORES/CONTAS da Zon-NetCabo.

    Pior, os emails nem voltam para trás. Uma desgraça. Só descobri pq um email importante ñ chegou e o cliente telefonou-me a chamar nomes…

    Já liguei para a Zon-Netcabo e agora segue reclamação por escrito com informação que enquanto não resolverem o problema não pago. Eles que venham cortar a ligação: é da maneira que vou experimentar outra!!!

  5. Maio 24, 2008 às 4:30 pm

    De facto tive esse problema também mas acho que já está resolvido. Mas é um indicador da política das empresas para quem o cliente é rei até haver questões destas e então passa a ser o problema. E estamos mal servidos de concorrência porque afinam todos pelo mesmo diapasão, infelizmente.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats