17
Maio
08

Organização – MacJournal.

Reconheço que uma das áreas onde necessito melhorias urgentes é na organização, se não tiver uma pasta ou drive onde guardar documentos no iMac rapidamente deixo de saber onde estão e mesmo assim acabo por atafulhar o desktop com pastas para tudo e mais alguma coisa. Tenho documentos guardados no Mail – facturas e números de série com os links para descarregar aplicações compradas via internet – no desktop em várias pastas – uma com pdf’s, outra com documentos digitalizados, outra com… – enfim é uma dor de cabeça procurar um documento por aqui. A coisa piorou, e muito, desde que estou a escrever na FotoDigital (cujo sítio vai sofrer uma grande remodelação, estejam atentos…) porque preciso de guardar os artigos todos numa pasta, convenientemente separados de tudo o resto. Mais uma pasta? Ups, é tempo de procurar soluções para isto. Quando estive em casa do José Rui para calibrar a Epson 4000 reparei numa pequena aplicação que o Rui tinha instalada no portátil, o MacJournal.

Procurei na internet algumas alternativas e descobri várias, Yojimbo, Mori e Devon note. Como todas têm um período durante o qual é possível testar a aplicação sem a pagar decidi descarregar o Macjournal e testar se realmente serve ou não. Descarreguei posteriormente ao teste uma outra aplicação – Soho Notes – que não recomendo, aliás desaconselho vivamente, tem tantos bugs que é impossível trabalhar consistentemente com aquilo, pior ainda alterou-me algumas permissões de ficheiros, para esquecer…

O MacJournal está bem construído, tem uma barra de ferramentas configurável e funciona sem soluços nem precalços.
oeds-21(a barra de ferramentas do MacJournal)

É uma ferramenta que me permite organizar textos, facturas e artigos em jornais, cada um com a possibilidade de ter várias entradas. Assim tenho um jornal para os artigos do blogue, outro para os artigos da revista, outro para o iTunes, etc.
oeds-12(coluna de jornais e respectivas entradas)

Como reparam tenho tudo aqui à mão e devidamente organizado, os perfis que construo com o Spyder3Print andavam cá por casa em papeis espalhados por vários sítios, nas caixas dos papeis de impressão ou junto dos perfis, agora estão num jornal devidamente arquivados e sempre acessíveis. A aplicação tem um avantagem que aprecio bastante que é a possibilidade de ter vários documentos abertos em várias tabs tal e qual o Safari ou o FireFox e que me permite saltar de documento em documento sem estar a abrir e fechar os mesmos, impecável.
oeds-2(a navegação por tabs)

A gestão das entradas é simples e muito intuítiva, tal e qual era necessário para ter tudo devidamente organizado. O MacJournal tem várias funcionalidades de escrita de texto como um editor de texto, embora muito simples. Permite formatar o texto e o tipo de letra, colocar etiquetas de cor, colocar numa entrada uma flag para assim detectarmos dentro de cada jornal uma entrada que queremos assinalar.
oeds-13(uma entrada com a janela de edição)

No global o MacJournal cumpre as suas funções de uma forma simples e permite uma boa organização de ficheiros de texto que de outro modo acabam por andar espalhados pelo desktop e por várias pastas. Somado a isto ainda permite exportar as entradas como ficheiros .rtf que podem depois ser enviados via email ou editados no TextEdit ou no Windows Word. As entradas podem ser exportadas directamente via email como texto mas em certos casos é preferível envia-las como anexos, nesse caso é necessário exportar a entrada.
Tem outras funcionalidades que podem ser descobertas com o tempo e por cerca de 21€ tornou-se uma ferramenta indispensável no meu dia-a-dia que me permite finalmente organizar os textos que escrevo para a FotoDigital, as anotações que faço dos perfis para a Epson 3800 e facturas dispersas que andavam no Mail. Recomendado.

Nota: se é um utilizador do Windows existe a versão WinJournal disponível para esse sistema operativo.


2 Responses to “Organização – MacJournal.”


  1. Maio 19, 2008 às 2:47 pm

    Nota que a versão que eu utilizo é muito mais simples que esta (ou seja, também faz muito menos). Ainda é do tempo que era grátis e feita por um estudante. Mas está tão bem feita que passados não sei quantos sistemas, continua a funcionar muito bem.

  2. Maio 19, 2008 às 9:32 pm

    Esta versão, para o preço que custa, está fenomenal. Aliás arrisco a dizer que para qualquer preço está fenomenal, podia custar 3 ou 4 vezes mais e ainda ser muito boa. Falta-me explorar algumas coisas mas o que já descobri uso bastante.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats