09
Jun
08

Aprender fotografia.

oeds4Uma vez Robert Adams afirmou que não é possível ensinar ninguém a encontrar a sua ‘visão’ fotográfica. Por ‘visão’ entende-se que é o olhar que distingue um fotógrafo de todos os outros e eu não podia estar mais de acordo com Adams; se a técnica é fácil de ensinar e de aprender é quase impossível ensinar alguém a ‘ver’ fotograficamente o mundo que o rodeia. A maneira como um fotógrafo olha para o que o rodeia e o retrata está dependente de factores tão subjectivos como a criatividade, a inspiração e a cultura geral ou seja depende de factores interiores e exteriores ao próprio.

No entanto existem ferramentas importantes para fazermos as fotografias que ambicionamos e os livros são uma delas e é neste campo que me vou concentrar hoje.
A minha meta actual, na fotografia, é conseguir ultrapassar as constrições de quem passou anos a seguir as regras de composição mas para quebrar uma regra é necessário, e em primeiro lugar, conhecer muito bem a regra. Não há, felizmente, ninguém, que nos ensine como se quebram as regras, esse é o caminho que cada um de nós tem que trilhar. Mas podemos sempre procurar ajuda e é disto que se trata: ensinar alguém a pescar e não apenas dar-lhe o peixe.

George Barr é um fotógrafo que respeito porque tem a coragem de sair da norma e faz uma fotografia de natureza diferente do habitual e foi com agrado que soube que iria transformar os ensaios que publicou no Luminous Landscapes em livro, espero agora que Alain Briot faça o mesmo. O livro é uma excelente leitura, passa ao lado dos aspectos técnicos da fotografia e pretende fornecer as ferramentas para que cada um por si e sem muletas consiga fazer as fotografias que deseja. Desde o olhar à volta e procurar as fotografias até à sua edição, George Barr indica-nos possíveis caminhos para cada um de nós descobrir o seu próprio percurso.

Ver é o acto mais difícil em fotografia, ultrapassa o mero acto de olhar, ver implica olhar e clinicamente descobrir uma fotografia, ou várias, no local onde estamos. Ver significa descobrir a composição que favorece o tema que temos pela frente, o ângulo e a abordagem que consegue tirar o melhor partido da luz e do tema.
Aprender a ver é então o maior desafio para qualquer fotógrafo. A ver e a utilizar as ferramentas que dispõe para conseguir atingir o resultado que pretende.
Este livro é um excelente guia para determinar as nossas capacidades actuais e como evoluir até atingir um patamar superior, não nos ensina a ver nem como atingir uma visão muito pessoal mas ajuda-nos a melhorar a nossa fotografia. O resto é trabalhar, falhar, trabalhar mais e falhar mais.

Nota: Se comprarem o livro via o link abaixo da Amazon Uk estão a ajudar este blogue a manter as leituras actualizadas. Obrigado.
Take Your Photography to the Next Level: From the Inspiration to Image: From the Inspiration to Image


0 Responses to “Aprender fotografia.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats