01
Jul
08

Nikon D700.

Foi talvez o segredo mais mal guardado dos últimos anos, já se sabia o nome da máquina, especificações e data de lançamento antes de haver qualquer anúncio oficial. Pior só mesmo o anúncio do Macbook Air, nome inclusivé, na rede dois dias antes da Apple o ter revelado…

Bem, mas o que interessa. A máquina é mais uma revelação da vitalidade da Nikon em surpreender o mercado quando este menos espera e é radicalmente diferente do que eu esperava, eu tinha algumas esperanças num modelo com cerca de 14/16 Mp com ISO a partir de 50 mas parece que a Nikon vai por outro caminho e meteu o sensor da D3 numa D300; não que isso tenha algo de errado e parece-me mais certeiro do que a minha opção neste segmento.
Mas há algo que ainda me deixa a coçar a cabeça: porquê D700? De facto e pela lógica Nikon seria D400 e agora cabe-nos a nós tentar decifrar o que isto quer dizer. A D700 pode ser a fronteira entre o formato DX e o FX – e ainda haverá espaço para mais três máquinas com sensor DX (D400/D500/D600) e três máquinas FX (D700/D800/D900). Ou pode ser a gama média do formato FX e assim temos D300/D400 DX e D500 até D900 gama FX. Mas claro que isto são conjecturas que a Nikon deixa no ar sem resposta e isso é algo que não compreendo porque e apesar de só ter duas lentes DX gostaria de saber o futuro da gama de lentes para esse sensor.

Em termos de imagem um sensor full-frame tem algumas vantagens em relação a um sensor aps-c, e a zona de transição entre o que está focado e o que está desfocado é a primeira que me vem logo à cabeça, a distância focal das lentes passa a ser a que está inscrita na lente sem necessidade de andar a fazer contas e por fim a profundidade de campo é diferente num sensor full-frame do que num sensor mais pequeno (para melhor, na minha opinião). Mas tem desvantagens e perde-se por exemplo a possibilidade de passar o 1:1 em macro, num formato aps-c a capacidade de ampliação da lente é multiplicada pelo factor do sensor, assim numa lente 1:1 é possível fazer macro 1:1,5 . Perde-se também o factor de multiplicação das lentes que na gama teleobjectivas era uma vantagem óbvia dos sensores mais pequenos, mas reconheço que na gama grande angular era uma desvantagem clarissíma.
Parece-me assim que o melhor de dois mundos será ter duas máquinas, uma D200/D300 e uma D700.

A máquina é compacta o suficiente para não atrapalhar e o sensor, retirado da D3, tem dado provas de excelente qualidade de imagem pelo que já não há nada a provar neste campo. Parece-me uma clara aposta da Nikon no full-frame, com excelente qualidade de imagem e de construção e recordo que a marca só entrou no formato à um ano atrás e que parece que desta feita acertou no que o mercado esperava e ainda conseguiu surpreender. Apesar de ser um nikonista ferrenho aguardo agora com expectativa o que a Canon vai fazer para contrariar esta sucessiva vaga da Nikon, é que a competição mantém as marcas atentas e a inovar.

Já está disponível o teste da máquina na Dpreview, o Thom Hogan já publicou sobre a máquina e as novidades Nikon e o PhotographyBLOG já tem fotos reais da máquina e um pequeno comparativo com a Canon 5D.

Actualização: Já está disponível também um vídeo com um representante da Nikon France (no Daily Motion) e o Rob Galbraith já tem um artigo sobre a D700. Segundo o sítio Focus-Numerique o preço da D700 será de 2.800€ e para terminar o Michael Reichmann do Luminous Landscape já publicou a sua opinião sobre a máquina. Boas leituras!


4 Responses to “Nikon D700.”


  1. Julho 2, 2008 às 11:07 am

    Acho que a Nikon e a Canon vão ficar conhecidas para a história dos primórdios das máquinas SLR digitais pela sua abordagem “nonsense”, algo surrealista, à nomenclatura dos seus modelos. Estamos em plena “silly season” mas felizmente é só a nível de nomenclatura.

    Ainda bem que eu ainda não ando à procura de nenhuma SLR digital. Acho que me ia enganar a fazer a encomenda. :)

    Desculpa este contributo inútil, já tantas vezes declarado por tanta gente, cada vez que sai um novo modelo da SLR digital.

  2. Julho 2, 2008 às 5:58 pm

    Isto está uma confusão com a profusão de máquinas e as saídas de novidades a cada meio ano pioram a coisa.

    Um abraço.

  3. 3 Luiz
    Outubro 7, 2009 às 2:39 pm

    Mario, bom dia !!!!
    Vou comprar uma camera digital SLR e estou em duvida entre a Canon EOS 5D MarkII e a Nikon D700 ……. qual a sua opinião ???

    atenciosamente,

    Luiz

    • Outubro 7, 2009 às 5:55 pm

      Luiz, é díficil responder assim sem mais dados. eu diria que depende do trabalho que vai realizar e das lentes que tem neste momento.
      Para trabalhos que não necessitem de ampliações muito grandes e para onde a luz seja fraca, a D700 é imbatível. Para trabalhos que exijam boa resolução para impressões superiores ao A2 e com boa luz eu apostava na Canon 5D MkII.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats