12
Ago
08

Portfolios.

Existem hoje na rede uma série de sítios apenas especializados na publicação online de portfolios. Na generalidade tratam-se de ferramentas específicas para a criação de sítios para fotógrafos e a minha intenção é a de dar uma panorâmica geral sobre o que se faz neste campo.

Livebooks
Caro, infinitamente configurável e caro. Tem uma equipa de designers de topo, com boas ideias e trabalham para fotógrafos de topo. Faz-se a inscrição e depois é-nos assignado um designer que a partir daí, e dependendo da assinatura que escolhemos, desenha e publica o sítio. Temos que comprar o domínio à parte – contem com ±10Usd/ano – e o alojamento é obrigatoriamente efectuado na Livebooks e custa mais 90Usd/ano. A assinatura mais interessante custa 3200Usd, sem mais personalizações do que as básicas e tudo o resto é pago à parte: cada link a mais no menú custa 195Usd, primeira página com slideshow 495Usd e por aí fora.
Essencialmente dedicado a fotógrafos de topo com boa projecção mundial e com possibilidade de aceder a um bom design.

Qufoto
Muito parecido com o Livebooks, sem tantas possibilidades de personalização e sem loja. É substancialmente mais barato, tem cerca de 90% das possibilidades do Livebooks e custa apenas 34Usd/mês com alojamento e domínio incluído. A falta de personalização de uma loja para venda de fotografias é uma clara desvantagem mas pode ser ultrapassada com o recurso a uma loja online e depois efectuar a ligação via hiperligação.
Só aceita pagamento via PayPal e o preço mensal custa à volta dos 34Usd/mês para o plano mais avançado.

A photo folio
É um meio termo entre o liveBooks e o Qufoto, com um preço relativamente acessível, com dois designs e personalização. No entanto não oferece domínio, que tem que ser comprado à parte. Tem por trás Rob Haggart, conhecido editor de fotografia e está a agora a começar.

Zenfolio
Interessante mas sem grandes personalização. Parece-me o mais básico até agora mas é barato e permite usar um domínio se já o tiver adquirido. Por cerca de 100Usd/ano não podia oferecer muito mais e a loja funciona com impressores nos EUA mas fora desse país cada um trata do negócio como bem puder.

Bludomain
Interessante mas é feito à base de templates pré-comprados e depois é trabalhar a partir daí. Barato, com duas opções – 100 e 400 Usd/ano – não inclui o domínio mas podem-no fazer pelo preço de 10Usd/ano.

SiteWelder
Inicialmente barato perde interesse a longo prazo, o alojamento é brutalmente caro, cerca de 450Usd. Não oferece personalização mas a pedido podem alterar gratuítamente um dos templates. Não me parece suficientemente forte em comparação com os anteriores.

Carbonmade
Similar ao Zenfolio e com um conceito idêntico.

NeonSky
Não fornecem informações no sítio, é portanto necessário contactar a empresa para saber mais detalhes. Pelo que vi nos exemplos está na linha do que mostrei mas sem saber preços não se sabe a relação preço/serviços oferecidos.

De todos a minha predilecção vai para dois: Livebooks e Qufoto. São diferentes mas idênticos nos resultados por isso e em função do pretendido a minhas escolhas são:
Livebooks: profissionais de topo, com um excelente portfolio e com perspectivas de se internacionalizar. Preço competitivo para a oferta disponível mas caro, em linha com o mercado a que se destina.
Qufoto: amadores avançados e ou profissionais com vontade de molhar (bem) os pés ne rede global. Por um bom preço oferecem um sítio em tudo semelhante ao Livebooks, com a facilidade de como o pagamento ser efectuado ao mês podem desistir em qualquer altura e avançar para algo mais avançado.
De salientar que quase todos este sítios são construídos em flash e apenas alguns são amigos do Google e restantes motores de pesquisa, atenção a este detalhe que pode fazer a diferença. O Livebooks por exemplo coloca ao dispor do Google um pequeno sítio em Html que substitui o sítio principal nas pesquisas, tornando os sítios aí construídos visíveis neste motor de busca.


0 Responses to “Portfolios.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats