28
Ago
08

Canon EOS 50D + Nikon D90…

Duas novas máquinas…Duas resoluções diferentes, duas novas formas de olhar para o mercado de gama média e com preço idêntico.
Mas acho que o mercado pediu isto e as marcas, sem hesitação diga-se, forneceram o mercado. Estonteante é o conhecimento que a 50D vem substituir a 40D lançada precisamente há um ano atrás. Estonteante porque falamos de máquinas que custam 1300/1400€ e que passado um ano estão a ser substituídas sem dó nem piedade pelas marcas. Se acho isto canibalizar o mercado é porque de facto não existe outra explicação mas sobretudo porque a máquina substituída passa logo de imediato a valer cerca de 50% do valor da máquina nova, ou seja em 12 meses os compradores da Canon 40D ficaram sem 600€…
Mas se acham isto interessante ou se já estão a sentir-se confortáveis por terem uma máquina Nikon, pensem no seguinte: a Nikon tem neste momento quatro máquinas com 12Mp, a saber D90, D300, D700 e D3. Quanto tempo é que isto vai durar? E o que vai suceder à D3 e à D700 logo após o lançamento tão aguardado da Canon 5D MkII? Eu digo-vos: D300 – a substituir; D700 – vai ter uma irmã mais velha com mais resolução; D3 – idem aspas. No meio de tanto modelo e tanta novidade esquecemo-nos de duas coisas fundamentais: fotografar e que isto envolve muito dinheiro. Não vamos ser ingénuos porque todos sabemos que a fotografia sempre foi 50% arte e 50% manuseamento de equipamento, o problema começa quando o segundo leva a melhor em relação à primeira.

Talvez o defeito maior seja a confusão que tudo isto espalha no mercado, a Nikon percebeu isso logo após o lançamento da D700, os compradores da D3 sentiram-se defraudados e agora nem se ouve um sussuro sobre as máquinas de alta resolução, mas os protótipos já aí andam. A questão é saber hoje se o que vou comprar já não está desactualizado pela própria marca que o produz!

Mas de facto são tempos interessantes mas que me trazem à memória situação análoga que aconteceu no btt (que pratiquei durante muitos anos). Em 1991 suspensão à frente era algo inusitado, em 1996 já era tão vulgar que uma bicicleta sem esse equipamento era obsoleta, depois começou a escalada com o curso das mesmas: quatro, cinco, seis e sete centimetros. O mesmo para as suspensões atrás, primeiro devagar, depois aquilo era a loucura, todos os meses se anunciavam amortecedores melhores e com mais curso. De repente as btt pareciam motas; de 1997 até 2000 foi a loucura total, as marcas remodelavam as gamas quase de seis em seis meses. Hoje tudo acalmou, os exageros foram corrigidos e normalizou.
É o preço do desenvolvimento tecnológico: as marcas precisam de amortizar os custos elevados em I&D e portanto lançam os produtos cá para fora para se financiarem, nada de mais. O preocupante é quando lançam os produtos, os clientes fazem o teste se o mesmo é viável ou não e depois as marcas pura e simplesmente o abandonam. E ainda por cima temos a Photokina dentro de 20 dias e todos perguntam: e agora? Esperamos para ver.

Para os curiosos a Dpreview já tem os testes à Canon 50D e à Nikon D90. Boas leituras.


0 Responses to “Canon EOS 50D + Nikon D90…”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats