04
Out
08

Daqui para ali…(técnicas novas).

bertiandos-pan

Dez imagens da Nikon D200 ‘coladas’ em formato 16:9 no AutoPano Pro e transformadas numa só imagem de uns estonteantes 300Mb, capaz de imprimir a 72 dpi em tamanho placard de rua (qualquer coisa como 3 mts x 1,2 mts). Imprime A2 a uns espantosos 450 dpi com uma qualidade surpreendente e um detalhe impressionante mas com um pequeno trabalho de edição, a nível do sharpening, dos níveis de cor e contraste, com ajuste a preto&branco com um preset que criei e que recria o filme infra-vermelho, depois de ajustado o céu no LightZone, o resultado final é este:
bertiandos-pan-1

Uma nota: os mais atentos já notaram um maerca de água na imagem e que se deve à utilização do AutoPano em modo de teste, antes de o adquirir preciso de o testar criteriosamente porque é ferramenta muito específica e quero ter a certeza de que consegue produzir resultados consistentes. Para já tem surpreendido pela facilidade com que ‘monta’ estas imagens de alta resolução em formato 16:9, que é a minha intenção e não a produção de fotografias panorâmicas tradicionais.


2 Responses to “Daqui para ali…(técnicas novas).”


  1. Outubro 29, 2008 às 3:48 pm

    Viva, Mário
    Gosto deste formato, noto na sua escrita uma maior concentração na fotografia de natureza, sobretudo nas “paisagens intimistas”. Parabéns pelo excelente artigo na FotoDigital, em jeito de homenagem ao Adams e ao Porter. É curioso que sinto a mesma necessidade de olhar para trás, porque eles abriram-nos as portas e o horizonte. Cabe-nos a nós, continuar a mostrar a Natureza, sem cair no clichê do impressionismo ou mais recentemente no conceptualismo.Penso que neste momento estamos a atravessar uma fase, ciclo se quiser, em que cada um de nós vai fazendo o ponto da situação. No seu e no meu caso, o momento é de reflexão. Sou fotografo amador, trabalho numa instituição burocrática, como forma de sustento, mas na práctica, todos queremos fazer mais e melhor. O mundo lá fora chama-nos, porque temos projectos para ainda poder despertar as mentes,enquanto é tempo, não é ?
    Um abraço.
    Jaime Machado
    http://www.olharpraterra.blogspot.com

  2. Outubro 29, 2008 às 11:45 pm

    Jaime,

    Obrigado à referência ao meu artigo na Fotodigital que está na edição deste mês, foi um artigo que me deu bastante trabalho a escrever e que envolveu alguma pesquisa.
    As suas palavras descrevem certeiramente aquilo que sinto e não podia estar mais de acordo consigo, também eu tenho um trabalho que não a fotografia. Mas procuro exercer esta minha paixão sempre que posso e procuro dar o meu melhor, evoluir cada vez mais e também reflectir sobre o que me rodeia.

    Espero continuar a contar com a sua visita. E o artigo do próximo número será algo mais divertido e espero que goste igualmente.

    Um abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats