29
Out
08

Pelo prazer de ajudar…

A rede tem algumas vantagens e, inegavelmente, uma delas é poder conhecer pessoas que de outro modo seria impossível.

Recentemente a Alexandra, autora do blogue ‘palavras e imagens‘ revelou-me um dos seus mais recentes projectos: o ‘bazar dos ronrons‘. O seu plano é simples: tentar salvar gatos abandonados na zona onde vive, ora isso implica algumas despesas que foi suportando durante algum tempo. Mas os tempos estão difíceis para todos, e infelizmente os animais são os primeiros a sofrer, e a Alexandra decidiu vender alguns produtos para fazer face às despesas. De acordo com a Alexandra:

“De início, queria apenas que desse para “sustentar” o auxílio que tenho dado a estes animais, com uma grande ginástica financeira (já que todas as esterilizações, castrações e tratamentos foram unicamente custeados por mim e pela minha mãe, não tendo sido ajudadas por nenhuma associação zoófila – pois não acredito muito nos reais motivos que movem a grande maioria destas associações!).
Depois, começou a dar-me um gozo tremendo produzir estes pequenos artigos e trabalhar as fotos…
E, actualmente, face ao sucesso que o projecto tem tido (apesar dos lucros ainda serem muito poucos relativamente aos gastos de início de projecto que já tive), começo a assustar-me um pouco com as dimensões que a coisa está a tomar.”

Todos os dias lemos notícias sobre situações destas mas muitas vezes é difícil vencer a inércia e fazer algo que realmente faça a diferença e reconheço que a Alexandra tomou uma decisão que não sei se teria coragem de tomar. Meteu mãos à obra e tentar marcar pela positiva e dou-lhe valor pelo facto.
Durante algum tempo considerei o que poderia eu fazer para ajudar e cheguei à conclusão que o melhor era de facto oferecer algo em que sou bom de modo a permitir uma mais valia ao projecto: a fotografia. E o resultado está aí:
bertiandos-6
Sacos de pano crú onde está estampada uma fotografia da minha autoria, pareceu-me uma excelente ideia e até porque ajudam a retirar de circulação os sacos plásticos que todos usamos nas compras, os gatos têm direito a um tratamento melhor e ao mesmo tempo a minha fotografia anda espalhada um pouco por todo o lado, o que ajuda à divulgação. Mas foi sobretudo um acto altruísta porque ofereci a fotografia e não tenho qualquer lucro na venda dos sacos, apenas retiro deste acto o prazer de ajudar, algo que na sombra, e talvez por causa dele, do descalabro da economia mundial se perdeu.

Espero sinceramente que as pessoas adiram ao saco, que disfrutem dele e que percebam que ao retirar os animais da rua e os nefastos sacos plásticos de circulação algo de bom está a acontecer. Poder participar é um prazer e uma satisfação. Usem os sacos.

Se estiverem interessados na aquisição dos sacos podem contactar a Alexandra através do email palavraseimagens[arroba]gmail[ponto]com ou através da visita ao blogue ‘bazar dos ronrons‘.


2 Responses to “Pelo prazer de ajudar…”


  1. Outubro 29, 2008 às 10:29 am

    Muito obrigada pelas suas palavras, Mário e, sobretudo, pela ajuda e contributo importantes que deu para este projecto!

    Apesar do estado geral do mundo é muito bom saber que ainda existem pessoas que ajudam pelo simples prazer do próprio acto, sem pedirem nada em troca!

    Um grande abraço

  2. Outubro 29, 2008 às 3:12 pm

    Alexandra, acredite que o prazer foi todo meu. De facto na voragem dos dias as pessoas têm a tendência de olhar apenas para os seus problemas, exacerbandos-os e ignorando tudo o que as rodeia. Será talvez uma fase pior da nossa civilização, ampliada pelo egoísmo e individualismo que grassa um pouco por todo o lado, que esperemos que seja ultrapassada rapidamente. As pessoas têm às vezes a desagradável capacidade de nos surpreenderem pela negativa mas como em tudo ainda existem pequenos portos de abrigo no meio desta tempestade mundial, talvez seja tudo o resultado de uma profunda crise de valores.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats