06
Nov
08

Novo talento Fnac fotografia 2008.

Este ano uma menção especial do prémio novos talentos Fnac vai para o José Carlos Duarte com o seu trabalho A&J. Apraz-me particularmente este prémio porque acompanho a carreira do José no flickr, onde publica sob o pseudónimo José Júpiter. Já foi alvo aqui neste blogue de um merecido destaque sob a forma de um slideshow, em Maio deste ano e já tinha concorrido anteriormente a este prémio da Fnac.

Desta vez concorreu com um conjunto de fotografias de um casamento de dois amigos que lhe colocaram o desafio de o fazer com uma Lomo Holga e o resultado está aí para ser visto num set do Flickr intitulado A+J, além disso poderá ser apreciado na Fnac de Alfragide a partir do próximo dia 27/Nov e até 28/Jan/09.
Acredito no talento, puro e duro, do José, aliás sempre acreditei e por isso este é um prémio que me dá especial prazer de divulgar e não posso deixar de sentir uma pontinha de orgulho em ter apostado no seu trabalho antes de ser reconhecido. Mas talento sem trabalho não vai longe, espero portanto que o José continue a produzir, apesar da alteração na vida profissional que sei que está a atravessar, para nos continuar a espantar. No plano mais particular da apresentação talvez seja altura para pensar para fora do Flickr e arranjar um veículo à medida do trabalho que apresenta. De resto as fotografias falam por si e repito aqui o que disse em Maio:

“Há qualquer coisa de extraordinário nestas fotografias, de muito bom mesmo, e ao qual eu não consigo escapar; a singularidade das imagens não advém da edição ou de qualquer truque, antes pelo contrário, este conjunto é à partida muito simples mas propõe-nos um diálogo interessante sobre nós próprios e connosco próprios. Encenadas, o José revela-nos um conjunto de fotografias cinemáticas, como se fossem fotogramas de um filme.”

Entretanto, e para já, deixo-vos aqui a pequena descrição que o José fez do seu próprio trabalho:

“O António e a Joana (A&J) apaixonaram-se na noite de S. João, no Porto. Dois anos mais tarde, no mesmo dia, casaram-se. Não queriam fotógrafos de casamento profissionais, contavam com os amigos para fazer a cobertura deste acontecimento. Joana, a noiva, pediu ao José, o amigo, que usasse “aquela máquina que faz fotografias quadradas”. Esta experiência resultou num trabalho de 21 fotografias que se afastam intencionalmente do registo tradicional das reportagens de casamento, esboçando só ligeiramente o acto cerimonial. Os símbolos populares das festas de S. João, que decoravam o local, são evidenciados de modo a remeter para o passado dos noivos – as circunstâncias em que ambos se conheceram.
José Carlos Duarte”

Anúncios

0 Responses to “Novo talento Fnac fotografia 2008.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats