03
Jan
09

2008 – livro do ano.

rf004Poucos livros terão tido uma influência na fotografia de reportagem como ‘the americans’ de Robert Frank. Um clássico que chega a 2008 já com 50 anos de vida e é precisamente esta edição que comprei, é um livro difícil de encontrar mas encontra-se bem na Amazon e em algumas livrarias em Portugal, onde segundo sei não esgotou. The Americans é um retrato crú dos EUA, por vezes eufórico por vezes deprimido mas não deixa de ser um olhar lúcido sobre as entranhas de um país em construção, à deriva no seu próprio sonho. No global é um grande livro, uma espécie de poema visual que deve obrigatoriamente figurar na estante de qualquer apreciador de fotografia.
Definitivamente o livro do ano.


3 Responses to “2008 – livro do ano.”


  1. Janeiro 5, 2009 às 4:53 pm

    Foi uma das minhas compras do ano passado. E finalmente uma reedição que não foi “mais uma”. É a edição que mais gostei até hoje (das 4 ou 5 que vi) e só poderia ter sido a Steidl a tê-lo feito de forma tão apaixonada.

    Outra reedição muito importante, e para mim até mais interessante a nível de referências, foi “The New West: Landscapes Along the Colorado Front Range” de Robert Adams, pela Aperture. Não tem o “peso” d’Os Americanos mas é infelizmente uma obra algo subestimada.

    Fiz muitas compras de livros em 2008. A maior parte de anos anteriores. Mas não poderia deixar de referir os meus favoritos do ano:

    Larry Towell, “The World from My Front Porch”, Chris Boot
    Luigi Ghirri, “It’s Beautiful Here, Isn’t It…”, Aperture
    Trinidad Carrillo, “Naini and the Sea of Wolves”, Farewell Books

    Estou entretanto ansiosamente à espera do “I Want to Live Innocent” do Torbjørn Rødland, pela Steidl. Conheço o trabalho dele desde há uns tempos e nunca me consigo esquecer das imagens. Há pouco tempo, após ler uma entrevista dele, houve coisas que ficaram mais claras e acredito que a minha escolha de “Livro do Ano” será este.

  2. Janeiro 5, 2009 às 5:08 pm

    E faltou referir ainda os portugueses… Recordo-me de três em especial:

    – A Aperture editou “Topologies” de Edgar Martins.
    – O catálogo “Testemunhos – Trajectos de Qualificação”, editado pelo IEFP e com vários autores, vale bem a pena.
    – O catálogo “BESart – Colecção Banco Espírito Santo; O Presente: Uma Dimensão Infinita”.

    Infelizmente só me recordo destas três porque são as que tenho. Houve provavelmente mais mas duvido que tenham tido a projecção e divulgação que merecem. Será que ainda não temos mercado que justifique o interesse de outras editoras que não a Assírio e Alvim? Fotógrafos temos…

    • Janeiro 5, 2009 às 6:41 pm

      José,

      Um rol impressionante de livros e de fotógrafos que tenho que visitar dentro em breve! O ‘topologies’ acabou por me passar um bocado ao lado, sobretudo de pois de ver algumas das fotografias porque não gostei de todas as séries. Mas reconheço que é um facto importante na fotografia portuguesa porque ser editado pela Aperture não é para qualquer um.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats