03
Jan
09

2008 – objectiva do ano.

Aqui a selecção foi mais complicado porque a Nikon este ano lançou várias objectivas de topo, a Canon deixou-se um pouco para trás – justiça seja feita porque tem um catálogo muito mais recheado de belíssimas objectivas – e pura e simplesmente a Tamrom e a Sigma não apontam para o mercado da inovação. Durante este ano – e mais uma vez porque tenho o armário recheado de excelentes lentes – quase que não adquiri lentes mas graças à Colorfoto tive o prazer de testar algumas e por isso para mim a lente do ano não é uma mas sim duas:
1) AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8G ED
É uma lente a todos os títulos soberba: leve, barata e com uma qualidade superlativa. Depois de a testar numa D700, fiquei boqueaberto com os resultados, a tal nível que não resiti e comprei-a (a minha senda de ter todas as lentes macro da Nikon continua…). Em casa e depois de a ter metido na minha D200 e ter feito várias fotografias para a loja Mundo Fantasma a opinião manteve-se, é uma objectiva a todos os níveis espantosa. Desconfio que será uma das minhas lentes favoritas e não será levar a coisa muito longe se afirmar que é uma das melhores Nikons de sempre. Pelo preço não há que enganar: é de comprar.
2) PC-E NIKKOR 24mm f/3.5D ED
Esta é uma lente altamente especializada, com fins muito determinaddos e que se destina à fotografia de arquitectura. Mas nas mão de um fotógrafo criuativo é uma ferramenta de excelência e basta ver como o Vincent Laforet a usa (nesse caso uma TS Canon 24) para perceber o que acabo de dizer. A lente pode ser usada para obter o chamado ‘efeito maquete’ em que o Tilt e o Shift são utilizados para dar a sensação de se estar a fotografar uma maqueta quando de facto se está a fotografar algo real. Agora imaginem isto aplicado à fotografia de desporto ou paisagem e as possibilidades são infinitas…
O preço afasta-a do grande público mas é de facto uma objectiva de grande qualidade e que merece alguma atenção.

Um obrigado especial à Colorfoto por me ter disponibilizado uma Nikon D700 e as duas lentes para teste.


6 Responses to “2008 – objectiva do ano.”


  1. Janeiro 3, 2009 às 11:05 pm

    Eu acho a 24mm F1.4 da Canon a coisa mais estonteante que alguma vez foi feita! É melhor nem pensar nas potencialidades que a lente tem…

  2. Janeiro 6, 2009 às 4:46 pm

    Sim, estava a falar da versão deste ano, porque não sabia, e acabei de descobrir, que a própria Canon já tinha fabricado uma 24mm f1.4 para a baioneta FD, em 1979!

    • Janeiro 6, 2009 às 10:59 pm

      Uma grande lente… com um preço até justo para o tipo de lente que é: USM, com abertura de f1.4. Mas 1,600€ está fora do alcance de muita gente também reconheço.
      Agora juntar a 24/f1.4 L USM a uma 5D MkII deve ser uma maravilha…

  3. Janeiro 10, 2009 às 11:57 pm

    Não podia estar mais de acordo com a escolha, Mário…

    A 60mm micro está já no topo da minha lista!

    um abraço

    • Janeiro 11, 2009 às 7:11 pm

      Miguel, acabo de chegar de um fim de semana fora e só respondo agora. Levei a AFS60/f2.8 Micro comigo e embora não tenha sido um fim de semana muito produtivo utilizei quase em exclusivo essa lente. Do que vi até agora, estou neste momento a descarregar fotografias no Aperture, posso dizer sem margens para dúvidas que é uma das melhores lentes Nikon de todo o catálogo da marca…
      Recomendo-a vivamente, embora em boa verdade não tenho experiência com a lente em sensores full-frame, fora isso é um lente com excelente recorte, boa definição, contraste excelente, focagem rápida e cores extremamente reais. Uma lente fora de série!
      Um abraço.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats