19
Jan
09

Meia dúzia de leituras para 2009.

Imagino-me numa área natural protegida com recursos de rede limitados e um portátil, além do iTunes o que me seria essencial para ler na rede? Bem, num local remoto saber que o mundo acabou seria um pouco redundante porque de facto já ele teria acabado e eu ainda a ler a notícia… Então o que ler e porquê? Portanto selecionei meia-dúzia de sítios a que gostaria de ter acesso e explico porquê:

The online photographer
Imprescindível e não poderia viver sem ele. Dentro da sua classe – blogue sobre fotografia e equipamento – não tem rival. Combina magistralmente informação técnica e sobre equipamentos com dissertações sobre o estado actual da fotografia, as suas escolhas de livros são de primeira linha e tem um conjunto de colaborações fora de série. Tornou-se rapidamente uma referência na rede e com razão.

TED
Foi pelos podcasts da TED que decidi comprar um iPod Touch (de 32Gb se vos interessa saber). Estas conferências são por si só um tratado sobre a nossa civilização e abordam temas tão diversos como a ciência e a arte. Essencial para quem gosta de opiniões sobre o mundo que nos rodeia com um ângulo fora do comum e com uma inteligência acima da média.

Replicação
Um projecto que se tem reinventado ao longo do tempo e é um dos poucos fotoblogues que sigo regularmente. Gosto da fotografia um pouco ‘fora do seu tempo’ do Diogo e de facto identifico-me com o tipo de fotografia que ali se mostra que reforça a ideia de que não é preciso ter fotografias ‘berrantes’ para ser bom. Reconheço-lhe também uma inteligência de discurso muito interessante.

What the duck
Inteligência e humor mordaz fazem do ‘what the duck’ uma referência na área da comic strip, neste caso aplicada à fotografia. Um humor cínico, ácido e corrosivo que não deixa pedra sobre pedra na fotografia actual. Imperdível e deve constar na lista dos obrigatórios de qualquer fotógrafo digno desse nome.

A barriga de um arquitecto
Ser arquitecto era um sonho de miúdo que acabei por nunca concretizar, fui sempre atraído para aquela mescla de humanismo e materialismo que define os melhores projectos – essa dicotomia entre os materiais com que se constrói e as pessoas que irão habitar o espaço. Dito isto, não há por onde fugir a esta referência da blogosfera que é o ‘a barriga…’, textos inteligentes, discurso crítico e perspicaz fazem deste blogue um espaço onde passa o melhor da arquitectura mas também uma reflexão sobre o que é a arquitectura e design actuais.

Quinta do Sargaçal
Outra referência com destaque para a área ambiental/jardinagem/agricultura. Mas o âmbito deste blogue vai um pouco mais longe o que o torna abrangente; mas o que faz este blogue brilhar é de facto o discurso ‘directo ao assunto’ e mordaz do autor que nos confronta com as questões importantes do ambiente ao mesmo tempo sem medo de uma boa controvérsia e é capaz de defender os seus pontos de vista de forma inteligiente. Directo e sem rodeios, é um blogue interessado e inteligente e este ano conta com uma ramificação que é o jardinagem.org de que já aqui falei.


4 Responses to “Meia dúzia de leituras para 2009.”


  1. Janeiro 21, 2009 às 12:47 am

    Desta vez fiquei mesmo corado!
    Obrigado pelas palavras e pelo destaque.

  2. Janeiro 25, 2009 às 6:18 pm

    Bela selecção, Mário…

    Para mim a grande descoberta foi o projecto do Diogo!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats