03
Abr
09

sex, lies and photoshop (+)…

Blogue de José Loureiro
Existem poucos blogues em Portugal que se dediquem exclusivamente ao equipamento e este é um deles. Se usa material Nikon numa base regular então vale a pena ir lá fazer uma visita.

Invisible City
Uma revista exclusivamente online, dedicada à fotografia contemporânea e com a possibilidade de ser descarregada em pdf. Este é o primerio número e já estão abertas as inscrições para os números dois e três. É uma revista extremamente contemporânea e neste número o portfolio que mais se salienta é o da Olivia Locher, os artigos são relativamente interessantes de um ponto de vista conceptual mas não abordam o tema ‘fotografia’, de um certo modo isso desiludiu-me numa primeira leitura mas talvez não seja tão importante desde que os textos tenham valor por si só, o que de facto não me parece que aconteça, acho até a qualidade geral dos textos pouco equilibrada. Mas é um primeiro número e por isso é preciso aguardar pelos próximos para fazer uma avaliação mais correcta deste projecto.

Sex, lies and photoshop
[why magazines should let readers know if images have been retouched] é o subtítulo deste vídeo do New York Times. Numa sociedade em que a imagem é objecto de consumo e de desejo, a ponto de provocar disturbios importantes em centenas de pessoas e de promover uma corrida desenfreada às clínicas de estética com o objectivo de tornar corpos mais parecidos com os estériotipos que nos chegam através dessas imagens, até que ponto deverão as revistas informar os seus leitores de que as imagens foram retocadas, corpos retalhados e distorcidos para a obtenção do resultado final?…

III concurso Epson
Aí estão os vencedores do III concurso Epson. Entre os premiados um português – Luís Flores – recebeu uma menção honrosa. De salientar que o vencedor é um fotógrafo autodidacta.

Big Storm Picture
Se acha que ser fotógrafo amador já é um passatempo arriscado então como classifica um fotógrafo que é um caça-tempestades e que gosta de fotografar no olho do furacão? Lunático mas as fotografias são brutais, valem a visita pela carga espantosa dos céus e pela coragem de as fazer.


2 Responses to “sex, lies and photoshop (+)…”


  1. Abril 3, 2009 às 11:25 am

    Viva.
    Obrigado pela alusão ao blogue.
    Na realidade trata-se de um blogue pessoal sem qualquer pretensão ou carácter de referência. As opiniões lá contidas são baseadas em testes (não objectivos) e experiências pessoais as quais, contudo, tento transmitir com um sentido isento e crítico. Felizmente posso ter essa liberdade, de dizer bem do que é bem e mal daquilo que acho que o é! Por isso, embora sejam opiniões isentas não deixam, todavia, de ser subjectivas.
    As opiniões valem o que valem e é com a ajuda de todos aqueles que, eventualmente, o vejam, comentem e opinem, e da consequente troca de ideias que daí advier, que o Blogue poderá ser uma mais valia em termos de informação.
    Por outro lado, embora contenha alguma informação acerca de equipamento (e certamente irá continuar a ter), trata-se de um blogue de tudo aquilo que tenha a ver com a fotografia em geral.
    1 abraço
    José Loureiro


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats