05
Maio
09

Novo projecto – do outro lado da relação.

Durante algum tempo foi sendo um pouco crítico em relação ao espaço da Colorfoto no Porto em virtude de existir na loja uma galeria de dimensões interessantes mas que estava absolutamente parada. Não havia programa nem exposições definidas no tempo e o espaço estava desaproveitado. Sempre que abria um espaço ou que escrevia sobre algum projecto idêntico, não só na arte mas nos propósitos, a crítica retornava porque sinceramente achava, e acho, que mais e melhor poderia ser feito.

Ao contrário do que imaginava as minhas críticas não eram ignoradas e estavam a ser analisadas por parte da Colorfoto. Foi assim com alguma surpresa que fui convidado pelo José Manuel Silva para me reunir com ele e apresentar uma proposta, um projecto de gestão e organização do espaço galeria. Encontramos pontos de interesse para ambas as partes e assim nasce uma nova faceta da minha actividade que é comissariar exposições.
Não é tarefa fácil nem a considero como um privilégio, antes uma responsabilidade acrescida de colocar as minhas opções disponíveis ao público de uma forma mais crítica, mais selectiva e sem concessões. Optar, em arte ou na vida em geral, significa excluir, um processo por vezes doloroso de derrubar expectativas ou de criar um estado de desinterese, de abandono pelo trabalho que se faz por parte daquele que não é escolhido. Estou deste lado a produzir fotografia que desejo expor, mostrar em papel bem impresso, longe da web e das suas distracções, já expus pintura e conheço o sentimento de rejeição mas conheço a euforia do convite, da aceitação implícita da nossa arte que é um convite para expor. Lidar com estes sentimentos é, e será, o pior da arte de comissariar.

Dito isto, o espaço pretende ser um espaço democrático, não vou seleccionar apenas no caracter profissional de quem se apresenta mas tão sómente com base em três premissas: coerência, consistência e forma de trabalhar, tudo isto somado à qualidade dos trabalhos. Portanto isto também é um desafio para todos aqueles que acham que merecem um lugar nas paredes que vou comissariar, se acham que o vosso trabalho tem qualidade e que cumpre as três permissas, esta é a hora de arriscar. O meu trabalho não se esgota, nem de longe nem de perto, na análise dos portfolios que nos chegarem, principalmente o meu trabalho será de pesquisa, análise e de convite directo aos fotógrafos que em várias disciplinas se destacam, passará também por reconhecer novos talentos e fornecer-lhes ferramentas para exibirem os seus trabalhos com a qualidade que merecem; a minha atenção estará focada nesta vertente de pesquisa e de descoberta.

Tenho muito presente em mim a responsabilidade que este convite do José Manuel me traz, agora não estou só aqui no conforto que a web nos dá a dissertar sobre o que se passa na fotografia, posso também ter um papel activo nesses acontecimentos, além de que transporto comigo o peso de uma loja que desde 1983 muito tem feito pela fotografia e que tem sabido estar atenta às novas tendências e que tem misturado brilhantemente o equipamento com a arte. Espero estar à altura desta responsabilidade.

Mas não estou sózinho nesta aventura e seria injusto não o mencionar, conto com uma equipa motivada e que sei que está a encarar este desafio de uma forma aguerrida, assim no Porto temos o Leandro, o Bruno e a Mónica, em Lisboa está o José Manuel Silva a dirigir todo este projecto. Não me seria possível assumir esta resposabilidade sem a ajuda da equipa Colorfoto do Porto, se já anteriormente eram uma ajuda preciosa, hoje são-o ainda mais.

Antes de terminar informo que o blogue da galeria já está a funcionar e que também estamos no Twitter, visitem-nos e deixem as vossas impressões.


2 Responses to “Novo projecto – do outro lado da relação.”


  1. Maio 5, 2009 às 5:42 pm

    Parabéns, Mário!

    Desejo o maior sucesso à Galeria Colorfoto (e aproveito para enviar um abraço especial ao Leandro!).

    Um abraço,

    m


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats