15
Jun
09

Um pequeno paraíso para os amantes de livros…

Para quem como eu é apaixonado por livros de fotografia, a Librairie 213 é absolutamente imperdível.

É uma livraria altamente especializada em livros raros e primeiras edições e só atende por marcação. Como seria de esperar é um verdadeiro paraíso para aqueles que procuram mais do que o livro corrente, um verdadeiro arquivo da fotografia moderna com um espólio admirável, o seu novo catálogo de fotografia alemã é um achado, embora os preços estratosféricos sejam um verdadeiro balde de água fria mas mesmo assim ainda são possiveis de encontrar algumas ‘pechinchas’ por cerca de 250€, o tecto é o limite de um boa conta bancária…

Edições raras como esta do Gehard Richter:
GRUma edição de 90 exemplares, numerados e assinados, em que cada capa é pintada à mão pelo próprio fotógrafo, uma raridade que vai mais além da própria edição limitada e entra no campo de obra de arte única. O preço está dentro do que é expectável: 55.000€. Richter não é fotógrafo de raiz e a fotografia nunca assumiu um papel central na sua obra, onde a face mais visível do seu trabalho enquanto fotógrafo foi sempre o seu trabalho Atlas.

Mas uma selecção da fotografia alemã nunca estaria completa sem os Becher e de facto nesse capítulo o catálogo não desilude:BHBEsta selecção de livros (dezassete no total) abarca a obra deste casal desde 1970 até 2006, permitindo assim ter uma visão abragente do trabalho deste influente duo e da sua responsabilidade na criação daquela que ficaria conhecida como escola de Düsseldorf. O preço é – novamente – um óbice à sua aquisição mas existe uma selecção mais pequena de livros do casal por um preço mais baixo.
bhb2Quem não quiser desembolsar (ou não puder) a verba que é pedida por estas raridades preciosas tem uma edição muito boa da Thames&Hudson no livro ‘Basic Forms of Industrial Buildings‘, uma edição de capa dura com 98 ilustrações, 61 das quais em duotone em que o preto é conjugado com outra cor – que neste livro me parece ser o amarelo – para lhe dar uma tonalidade quente. É uma excelente edição para os entusiastas dos Becher como eu.

Dentro da escola de Düsseldorf, Candida Höfer é outro nome incontornável.
chOutra série impressionante de livros em edição rara de uma das fotógrafas incontornáveis do séc. XX.

Mas ignorar o catálogo japonês será uma falha grave portanto estejam tentos ao site da livraria e vão desfolhando estes dois catálogos à vossa medida, com tempo e paciência para apreciar estes livros. Confesso que me apaixonei por meia-dúzia de títulos, alguns infelizmente fora do meu alcance, mas sobretudo pela ideia que está por trás desta galeria – chamar-lhe loja parece-me redutor – que procura algo mais do que o óbvio e nos disponibiliza material para melhor percebermos os movimentos alternativos na fotografia contemporânea. Não é algo que esteja ao alcance de todos, e não falo só a nível financeiro, porque o seu público alvo é definitivamente, e para usar uma palavra francesa, o connoisseur que procura para além do imediato e da novidade. Absolutamente obrigatório e imperdível para todos aqueles que gostam de fotografia.


0 Responses to “Um pequeno paraíso para os amantes de livros…”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats