24
Ago
09

David Rubín na Mundo Fantasma.

DRubin 6David Rubín é um espanhol, de Ourense, de 31 anos e que se tem destacado no mundo da banda desenhada e ilustração. Dotado de um estilo muito particular, com um traço entre o cómico e o estilizado, pelo que vi na exposição David Rubín usa um imaginário muito próprio com influências tão distintas como o mundo dos super-heróis, a ficção cientifíca, tudo conjugado com várias referência histórias e míticas.
Isto a propósito da nova exposição da ‘Mundo Fantasma‘ que inaugurou no passado dia 18/Ago., em exposição estão um misto de trabalhos a cores e a preto&branco do autor, numa selecção que pende mais para os trabalhos monocromáticos.
DRubin 3Aqui exposto vê-se o trabalho a cores que serve de base a uma edição giclée da galeria e que na minha opinião é uma obra excepcional, disponível apenas em A3 e com um preço muito interessante: 30€. Impressa num papel de qualidade, a ilustração é um desenho bastante estilizado que utiliza como base o vermelho vivo – ricamente reproduzido pela impressão – que contrasta bem com os cinzentos. A imagem escolhida tem mistério, modernidade e decadência q.b., o que faz um super-herói num mundo em ruínas? o que procura? são as questões que a imagem me suscita.

A exposição tem também alguns apontamentos visuais do autor em versão desenho/tinta que resultam bem como um ‘antes e depois’ embora neste caso falte a última etapa, a cor. Mas têm valor documental para se perceber o método de trabalho do autor e ajudar aqueles, como eu, que gostam de aprofundar os conhecimentos de banda desenhada e ilustração. Apesar de esteticamente tornar a exposição menos rica acho importante expor estes trabalhos como matéria de estudo e documental.
DRubin 1De referir também o outro gliclée da Mundo Fantasma, uma obra psicadélica e muito ao estilo Barbarella, bastante colorida e cheio de pequenos detalhes e que foi realizada inicialmente para o cartaz do salão de Barcelona, agora em edição limitada.

Deixo a finalizar um excerto de uma das obras a cores exposta, um Adão e Eva apocalípticos num jardim hi-tech infernal e que gostei bastante.
DRubin 4

Anúncios

0 Responses to “David Rubín na Mundo Fantasma.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Anúncios

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats