22
Mar
10

De volta (devagar…)

Quase três meses, quase…
Não foi algo particularmente grave que me afastou destas paragens durante estes meses, apenas uma falta de tempo crónica. Julgo que agora estão reunidas as condições para voltar ao vosso contacto, devagar que já estou desabituado.

Pelo caminho aproveitei para arrumar – literalmente – o estúdio/biblioteca, com a galeria e aliada à falta de tempo crónica as coisas ficaram caóticas por aqui e é fantástico perceber como um espaço arrumado faz maravilhas pela inspiração. Foram intruduzidas algumas alteração nos estúdio, a principal foi a colocação de um monitor hood no Apple Cinema Display de 20″ para evitar as luzes parasitas, colmatei uma falta nos monitores Apple mas obrigou-me a desembolsar 90€ na Colour Confidence (podem verificar a oferta dos Monitor Hoods na loja).

(Calibrador Spyder Elite3, colunas Harman/Kardon, boneco Star Wars comprado na Mundo Fantasma e um urso oferecido pela minha sobrinha porque não gosta do imperial scouter…vejam neste meu artigo de 2007 as diferenças)

A colecção de livros de fotografia tem aumentado significativamente nestes últimos meses mas é um facto que tenho comprado edições de autor e/ou de pequenas editoras (Farewell, Blackbook, TBW e Kaugummi entre outras) com pequenas tiragens- 250 a 300 habitualmente – e assinados pelos autores; os preços em grande parte dos casos não ultrapassam os 10€, muitos custam 5/6€ e alguns 15€, pequenas pérolas portanto.
Um pequeno aparte: estejam atentos à Schirmer/Mosel que vai reeditar este anos alguns dos livros da dupla Becher, Candida Hõffer entre outros, são livros que já estão esgotados à muito e que vão ser alvo de reedições.

Iniciei uma pequena colecção de fotografias de estúdio antigas, principalmente da época vitoriana e concentrada em fotografias de família. Aqui o eBay tem sido providencial e com alguma cautela tenho conseguido construir uma boa colecção com fotografias fabulosas, embora grande parte delas já tenha uma patine da passagem do tempo considerável o que na minha opinião só as torna mais orgânicas.

Trabalho fotográfico pessoal…
o sítio pessoal (www.mariovnova.com) foi reorganizado de molde a espelhar as minhas escolhas e novos projectos, assim nos próximos meses novos portfolios vão ser acrescentados (para já todos na fase de construção e sem um número significativo de fotografias) mas o trabalho actual pode ser acompanhado em fotoblogues, um para cada projecto. Assim podem acompanhar cada projecto à medida das vossas preferências, sem interferências de outros trabalhos.
O projecto de que apresentei aqui em 2009 – Um ano, uma câmara, um filme – já está iniciado. Tem algumas pequenas diferenças em relação ao anunciado: a câmara é uma Nikon F5, o filme o Kodak Portra 400NC, a lente é uma Nikon 24/2.8D AF mas o conceito é o mesmo. É um trabalho de rua e é uma tipologia (dicionário Priberam) e está numa fase já avançada de rascunho ou seja já estou no ‘terreno’ a fotografar e a testar enquadramentos e equipamento. A F5 foi o único equipamento que comprei para este projecto e custou-me 350€ no eBay, com o digital em força os preços dos equipamentos analógicos caiu a pique, a F3 que referi inicialmente custou-me 275€, há três anos atrás não a teria conseguido comprar por menos de 750€…Essa máquina está destinada a outro projecto em fase ainda embrionária que não sei se vou conseguir pôr de pé este ano, neste momento os cinco projectos que tenho em mão já me ocupam 100% do tempo disponível para fotografar.
Podem ver na barra lateral os projectos pessoais à medida que vão estando online.

Até já!

6 Responses to “De volta (devagar…)”


  1. Março 23, 2010 às 12:49 am

    Ahh, o elogio da sombra está de volta! Já começava a ficar preocupado.

    Eu também tenho um hood desse género, mas fi-lo em casa, com uma placa de k-line preto. Custou-me menos de 10euros, uma meia hora de corte e costura e a alegria de ter posto, com sucesso, mãos à obra!!!

    Fico à espera de novidades, novos projectos e fotografias.

    Abraço.

    • Março 23, 2010 às 7:45 pm

      Obrigado :) nada de grave.
      Hood: não tenho paciência para estar a fazer um e estes têm um excelente qualidade e têm uma vantagem: são ajustáveis, posso tirar deste monitor e usar noutro até 26″.
      Espero novos trabalhos teus também…

  2. Março 23, 2010 às 8:33 am

    Bem-vindo de novo às lides bloguistas. Já há muito que sentia a tua falta.
    Um abraço.

    • Março 23, 2010 às 7:47 pm

      É verdade, aqui estou de volta. Só reparei que estava muito atrasado no trabalho aqui quando li o teu último comentário e sinceramente foi isso que me fez voltar ao contacto com os leitores regulares.
      Um abraço.

  3. Março 24, 2010 às 12:34 am

    Bom regresso!
    Por diversas vezes que acedi à página e já começava a “decorar” os posts antigos, ehehehe…! Mas sei como é… nem sempre o tempo permite. Mas quando se faz algo (e, no caso, bem feito) sente-se que se deve continuar o “trabalho”… Deste lado, como leitor aqui ficam os agradecimentos!
    Em todo o caso, compreendo e entendo que as publicações não devam ser feitas por “obrigação” ou dever mas sim pelo prazer de partilhar conhecimentos, opiniões,… Por isso, uma pausa, seja para recarregar energias, seja porque o tempo “não deu”, seja simplesmente por pura “falta de vontade” são sempre motivos válidos…
    Abraço


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats