16
Abr
10

Notas sobre criatividade

São pequenas leituras que encontrei esta semana e cujo interesse me parece ser relevante, até para uma reflexão no fim de semana. São ao mesmo tempo inteligentes e cujo alcance não se esgota apenas na criatividade, aqui ficam para ler.

Expose yourself…
Seth Godin escreve pequenas peças cuja leitura não deixa de nos fazer reflectir sobre a forma como enfretamos os desafios criativos mas sobretudo a forma como apresentamos o nosso trabalho. Este artigo é tão somente a extensão do nosso ditado ‘diz-me com quem andas, direi-te quem és’; é algo tão simples que nos escapa todos os dias mas que tem uma influência no que fazemos e que sublinha a importância de nos rodearmos de pessoas criativas, genias e interessantes se o queremos ser também.
(via A barriga de um arquitecto)

Life without the web
O autor de banda desenhada James Sturm (de quem possuo um giclée adquirido na Mundo Fantasma, onde aliás encontrei este link) vai-se desligar da rede global durante um período de tempo ‘alargado’ (quatro meses para ser mais exacto) e relatar a experiência em tiras de comics para a Slate. Nas suas palavras:

About a month ago, I started seriously thinking about going offline for an extended period of time. I weighed the pros and cons, and the pros came out on top. Yes, I want to be more present when I am around my kids and not be constantly jonesing to check my e-mail. But I also need to carve out some space for myself to make new work.

A ironia de publicar online um trabalho sobre estar offline é a suprema ironia… (e que em abono da verdade não escapa ao próprio autor).

Cursos online de fotografia da Nature Photographers
A distância deixou de ser um entrave para quem quer aprender fotografia de natureza com alguns dos fotógrafos de topo, agora está literalmente à distância de um clique. E de um cartão de crédito.
A receita é simples: precisa de algum tempo (embora o possa gerir de forma pessoal), um cartão de crédito, uma máquina fotográfica e vontade indomável de aprender, sobretudo esta última. Suponho que o facto de estar longe e poder desligar o ‘fio’ caso se desinteresse seja um factor para alguns que inevitavelmente irão ficar pelo caminho. Mas para o fotógrafo amador com disciplina e vontade de aprender esta pode muito bem ser uma oportunidade única. Por um certo preço, claro. Mas como em tudo não há almoços grátis. E o pormenor de serem cursos de teória + prática, com feedback permanente dos professores e restantes alunos é para mim um factor que justifica bem os 295USD que custam. E lá voltamos ao Seth Godin do início deste artigo…


0 Responses to “Notas sobre criatividade”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats