02
Jun
10

A história por trás da imagem

© mário venda nova

Captei esta fotografia na loja Mundo Fantasma para a reportagem da inauguração da exposição dos gémeos Fabio Moon e Gabriel Bá. Primeiro vi a rapariga atenta ao livro, completamente alheada à azafama da inauguração, mas não foi possível captar essa imagem que vi. Mas de repente a rapariga ficou sozinha e uma convidada colocou-se em frente vendo atentamente os desenhos pendurados. A tensão entre as duas é o que faz a fotografia: uma lê mas está (literal e realmente) de costas viradas para a exposição, a outra absorve tranquilamente o que está exposto.
Porque estava a rapariga a ler banda desenhada mas ignorou a exposição com os desenhos do autor do livro que estava a ler? E o que terá pensado a mulher à sua frente, terá feito a si própria essa mesma pergunta?…


6 Responses to “A história por trás da imagem”


  1. Junho 2, 2010 às 1:10 pm

    Fantástica foto. O foco no plano da parede resulta muito bem porque nos conduz o olhar como o da pessoa que observa a exposição.

    Ando a expor um rolo PB na tal Nikon F801s. Queria revelá-lo eu póprio, mas acho que desta vez irei mandar para o laboratório. Não consigo comprar aqui nada do que preciso para a revelação. Tens sugestões de lojas online onde possa encomendar o “pacote de revelação PB”?
    Obrigado.

    • Junho 2, 2010 às 7:15 pm

      Zé Maria, obrigado pelo teu comentário.

      Lojas online? Tens a Colorfoto (lá estou eu a puxar a brasa à minha sardinha…) que é gente que conheço e confio. Tens lá material para laboratório + química. Se precisares de informações diz-me.

  2. Junho 3, 2010 às 3:54 am

    Muito fixe a fotografia, por esta valeu a pena lá ires :) . Já publiquei mais fotos tuas mas sem nenhum tratamento (ou mínimo dos mínimos) e de reportagem…

    • Junho 3, 2010 às 5:02 pm

      Rui, obrigado. De facto se fosse só por esta fotografia já tinha valido a deslocação mas o resto do trabalho também valeu. Parabéns por mais esta exposição e pelo trabalho da vossa galeria, gostei bastante do giclée.
      Deixo ao teu critério a publicação deste trabalho, eu vou continuar a publicar mais alguns apontamentos :) Afinal o trabalho agora pertence-te!


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats