14
Set
10

Trilho “Entre bouças” – Serra d’Arga (pt.2)

Gostei bastante do trekking mas reconheço que algumas coisas precisam de afinação: os passeios deveriam começar à hora marcada e não 45 minutos depois. Cheguei às 09:00 para iniciar a caminhada mas só às 09:45 é que o grupo arrancou…o que resultou num atraso substancial que obrigou o grupo a caminhar em zonas de campo aberto entre as 12:00 e as 13:00 num dia de calor. Sem contar com este atraso ficamos um bocado curtos em alimentação e ressenti-me um pouco com a fome, apesar de ter levado mantimentos mas o dilatar do horário não perdoou e esgotaram antes do final.
O grupo era interessante e com um ritmo idêntico o que facilitou a progressão no terreno sem problemas.
Espero pelo próximo porque a zona é fabulosa para este tipo de eventos.

Aproveitei o trekking “Entre bouças” para testar duas novas aquisições: uma mochila Lowepro VersaPack 200AW e umas botas Merrell Moab Mid GoreTex.
Acho que comecei a ficar com a “comichão” das mochilas, neste momento tenho algumas quatro ou cinco, cada uma para uma finalidade específica. E esta não é excepção…
Mas ao que interessa, a mochila interessa-me deveras por tem dois compartimentos diferentes: o de cima é um espaço de arrumação para chaves, carteira, uma garrafa de água, um casaco leve, um corta-vento ou um impermeável; o de baixo é um compartimento almofadado para transportar material fotográfico e não só. Para estes trekkings é a mochila perfeita, em baixo transporto uma máquina leve (aguardo com alguma impaciência a nova Nikon P7000 ou a hipotética G12 ou então as novas máquinas s/ prisma Nikon e Canon para combater o sistema 4/3…), um Gps Magellan e/ou uma Nikon F3 com uma 28/2.8. A compacta de alta qualidade e Gps pesam cerca de 1300gr mantendo o conjunto num peso aceitável, perfeito para um passeio pelos trilhos. A mochila é leve e o conforto é de nível superior, tenho alguns problemas de costas mas a mochila conseguiu não transtornar o suficiente para “desaparecer”, ergonomia das correias é de topo, testada contra a Kata 465 a Lowepro é superior e comprei-a; mas o que me “vendeu” a mochila foi o fácil acesso lateral ao compartimento de baixo, bastando para isso rodar a mochila e abrir um fecho para ter acesso à parte lateral.

As botas foram uma aquisição recente exactamente pelos problemas de costas e pela falta de umas botas impermeáveis. As botas são leves e a sola é rígida mas não o suficiente para eu a considerar uma bota de montanha pura e dura, a sola dura tem vantagens e desvantagens sendo que suporta melhor o pé, absorve as irregularidades do terreno sem as transmitir aos pés mas são duras com as costas – na minha opinião – e tornam as botas mais pesadas e mais 100 ou 200gr nos pés notam-se. Antes deste passeio andaram em “rodagem” aqui pelos passeios na Foz do Douro e nota-se alguma rígidez na sola nestes pisos e como botas de montanha impermeáveis são quentes e precisam de meias adequadas mas estão à vontade no monte, suportam bem os pés sem magoar e o peso é um bónus importante. O preço parece-me justo para o tipo de equipamento (90€) mas não me parece que tenham a robustez de umas botas idênticas da North Face ou da Bestard mas reconheço que é impossível comprar modelo idêntico a este dessas marcas sem chegar perto dos 170-190€. Talvez umas Bestard Santiago fossem o ideal mas não as encontro cá…


4 Responses to “Trilho “Entre bouças” – Serra d’Arga (pt.2)”


  1. Setembro 18, 2010 às 4:06 pm

    Tenho umas excelentes botas North Face por estrear. Agora que não tenho ligamentos, nunca tive tanta vontade de caminhar pelos montes. Que típico.

    • Setembro 19, 2010 às 5:07 pm

      Que sorte a tua – as botas – e que azar – os ligamentos. Vem um bocado ao encontro do “nunca deixes para amnhã o que podes fazer hoje” e digo-te está a ser a minha filosofia actual, sem exageros mas estamos naquela idade de não começar a deixar pontas soltas para trás, se gosto e me dá prazer é para fazer o mais rápido possível.


Deixe uma Resposta

mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats