25
Set
10

Geira Romana

Percurso pedestre “Geira”:
Início: Fronteira da Portela do Homem.
Fim: Fronteira da Portela do Homem.
Tamanho: 6 km (aproximado, não foi medido com gps)
Tipo: médio/fácil, com algumas subidas e descidas acentuadas. Entre os 600 e os 700 mt acima do nível do mar. Não tem fontes de água pelo caminho pelo que deve levar de beber.
Melhor altura do ano: evitar o inverno por causa da chuva e frio, durante o período de verão porque o calor pode ser abrasador. No inverno costuma nevar nesta zona.

O Gerês não é só paisagem mas também tem história edificada e talvez uma das mais antigas seja a Geira Romana que ligava Bracara Augusta a Asturica Augusta em Espanha. É uma via que pode ser percorrida desde Lóbios até Braga sem grandes interrupções o que a transforma numa grande rota disponível para quem tiver fôlego suficiente para a percorrer.
Mas hoje vamos apenas ver uma pequena parte da Geira que pode ser percorrido entre a Portela do Homem e a Mata da Albergaria. O percurso começa mesmo junto à fronteira da Portela do Homem e está devidamente assinalado, é só seguir o marco metálico que indica a Geira.
O percurso é interessante, quase sempre a descer por caminhos de pé posto e pelo meio da mata secular do Gerês.

Em alguns pontos ainda é possível dislumbrar partes da geira com as lajes que constituíam o caminho romano. Não é um caminho que se faça a olhar para a paisagem, tem bastantes rochas espalhadas e raízes de árvores mas mesmo assim é impossível não ficar submerso na beleza das matas que se atravessam pelo trilho.


No último terço deste percurso é necessário atravessar um rio pelo leito e mais uma vez é preciso atenção para não cair nas rochas, ao fundo a geira espera pelos caminhantes…


O Gerês é sempre capaz de nos dar mais um pequeno recanto no meio de um caminho, mais uma surpresa ao virar de uma curva no trilho, aqui um pequeno recanto no meio da geira para descansar e retemperar forças, com a frescura de um regato para “acalmar” o calor de outono


Quase a chegar à mata da albergaria um conjunto de marcos com inscrições várias e situados numa clareira onde está uma casa florestal hoje votada ao abandono.


Antes do final uma outra surpresa e que no verão é capaz de nos proporcionar diversão sem fim: uma cascata, situado no Rio Homem que mais à frente irá dar origem à albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas. É este pequeno rio que abastece a albufeira e que se transforma no lago enorme que conhecemos.


Aqui já o caminho de volta pela estrada que liga Leonte à Portela do Homem, um percurso que tem cerca de três quilómetros quase sempre a subir e que se faz sem grande esforço. É necessário algum cuidado a circular por causa de alguns condutores que gostam de conduzir aqui como se fosse uma pista de rali, mesmo à nossa frente vários condutores passaram como se não houvesse amanhã, apesar de várias placas indicarem velocidade máxima de 30km/h…


2 Responses to “Geira Romana”


  1. Setembro 25, 2010 às 10:25 am

    Já fiz aí uma ultra maratona de trail que me encheu as medidas. Já deves ter ouvido falar do Ultra Trail Geira Romana. São 45km sempre a correr por esses caminhos magníficos.
    Tenho muitas saudades dessa região.
    Abraço.
    ZM

    • Setembro 26, 2010 às 7:15 pm

      Zé, não sou muito de maratonas por isso desconheço aprova mas deve ser interessante de ver (e de fotografar), se souberes de alguma edição próxima avisa.
      Quero ainda percorrer o pequeno percurso já junto à albufeira de Vilarinho das Furnas e o trajecto que liga Espanha a Portugal mesmo perto da Portela do Homem, aliás são estes os únicos que conheço infelizmente.

      Falta-me fôlego neste momento para fazer os 18 Km (ida e outros tantos de volta)do percurso para as minas de Carris, esse enchia-me as medidas…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats