17
Jan
11

Estação Imagem | Mora

O Prémio de Fotojornalismo 2010 Estação de Imagem | Mora está em exposição no CPF no Porto. É uma excelente oportunidade de ver como está a fotografia de reportagem em Portugal e de ver alguns dos melhores trabalhos publicados no ano de 2010; é também a primeira edição do Prémio de Fotojornalismo e a segunda edição já tem as inscrições abertas.

Em relação à exposição o destaque vai para o trabalho brilhante de Paulo Pimenta, um fotógrafo com uma visão de reportagem e de composição fenomenal. Dizer que é um grande trabalho de reportagem é minimizar este conjunto. Tive o prazer de trabalhar na Galeria Colorfoto com o Paulo Pimenta e além de excelente fotógrafo, o Paulo é a todos os níveis uma pessoa extraordinária. Mas as imagens são de facto brilhantes, com excelente composição e estética mas sobretudo é um trabalho lúcido que reflecte bastante bem sobre o tema retratado – a desactivação da linha do Sabor – bem como toda a envolvente humana e paisagística.

O trabalho de Ricardo Meireles sobre S. João da Madeira, um trabalho introspectivo, distanciado mas ao mesmo tempo envolvente. Tem um carácter bastante contemporâneo, quase de autor e isso destaca-o pela positiva, tem a tranquilidade de um trabalho em grande-formato mas acrescento que não conheço o suporte utilizado. Como reportagem é suficientemente diferente para ser um olhar único sobre o tema abordado, é mais arte do que reportagem é por isso tem a minha segunda preferência.

O trablho de Nacho Doce sobre um casal de idosos em que a mulher sofre de Alzheimer é uma peça tocante sem ser lamechas – desculpem a expressão – uma peça que foca a vida de um casal que aos 80 anos e confrontado com a doença se viu obrigado a uma troca de papeis, algo brutal para um homem de 82 anos. Pungente.

O trabalho do João Carvalho Pina sobre as favelas do Rio já é conhecido mas não deixa de ser uma boa surpresa ver este trabalho ao vivo e a força que o mesmo transmite. Outro trabalho a preto&branco – tal como o trabalho de Paulo Pimenta – que neste caso é uma escolha inteligente. É talvez um dos poucos portfolios que segue melhor os cânones do fotojornalismo e isto no bom sentido. Tem imagens onde se sente o perigo e a ameaça é quase palpável e isso é uma mais-valia deste conjunto.

Nelson Garrido tem um trabalho notável sobre a imigração da Mauritânia para os países da europa, em busca de uma vida mais digna. Um trabalho que contextualiza bem a situação que leva os habitantes deste país a deixar tudo para trás e bordo de frágeis barcos de madeira, a caminho de uma terra prometida que grande parte das vezes não os deseja.

O prémio é uma iniciativa excelente para a divulgação do bom fotojornalismo em Portugal e não podia ter começado de melhor forma, tal é a qualidade dos vencedores. É ao mesmo tempo uma nova perspectiva sobre o fotojornalismo, onde se dislumbram já novas linguagens, muito próximas de trabalho de autor, no geral já longe das linguagens muito marcadas do fotojornalismo: o trio guerra/crime/desporto.

Rating: ****


0 Responses to “Estação Imagem | Mora”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats