08
Fev
11

Trilho da Pedra Alçada.

Percurso pedestre “Trilho da Pedra Alçada”:
Início: Igreja de Arga de S. João.
Fim: Igreja de Arga de S. João.
Tamanho: 11,5 km/9 km/14,5 km (depende da rota escolhida).
Tipo: médio, com algumas subidas e descidas acentuadas. Entre os 600 e os 700 mt acima do nível do mar. Tem fontes de água pelo caminho mas deve levar de beber.
Melhor altura do ano: evitar o inverno por causa da chuva e frio, durante o período de verão porque o calor pode ser abrasador. No inverno pode nevar nesta zona. Parte do trilho é em lage e como tal devem levar calçado que tenha boa tracção em rocha molhada caso tenha chovido antes de efectuarem o percurso.
Fotos: está disponível um ábum do Facebook para ver as fotografias (não é necessário estarem registados, o álbum está aberto a todos).

O trilho da Pedra alçada é um trilho situado na Serra d’Arga em Caminha com cerca de 11,5 kms mas cuja atracção principal é a subida à Pedra Alçada, ponto mais alto da serra que lhe acrescenta mais uns três quilómetros ao total. Começa na igreja de Arga de S. João e está assinalado com as habituais listas amarela e vermelha. Nesta primeira tentativa fui traído pela falta de tempo pelo que só cumpri parte do percurso e chegamos muito perto da Pedra Alçada mas como não arrisquei ficar no meio do percurso de volta sem luz do dia acabamos por não cumprir o que estava planeado e que era fazer os nove quilómetros até à Pedra Alçada e regressar, terá que ficar para a próxima, com melhor planeamento e menor atraso.
O trilho implica fazer uma subida íngreme nos seus primeiros três quilómetros até atingir uma estrada florestal em mau estado onde cerca de quilómetro e meio nos separam do objectivo, assim a primeira fase do percurso faz-se bem em cerca de duas horas e são quatro quilómetros e meio sempre a subir. Quando digo que se faz bem está implícita uma certa boa forma e que o percurso vai ser feito em época de pouco calor ou frio dado que esta zona está muito exposta e como tal sem abrigo possível. Para esta primeira fase aconselho levarem água, só vão encontrar água potável – segundo informação no folheto do CISA – na segunda parte, o calçado é importante para este trilho dado que é um pouco técnico – nada de assustador – mas que exige um pouco mais do calçado, assim aconselho umas botas com bom apoio e dado que se vão cruzar alguns riachos que sejam impermeáveis. Aqui abro um parêntesis sobre o Gore-Tex, a membrana que é usada para impermeabilizar o calçado (e não só), o Gore-Tex além de ser impermeável também é isolador e isso na minha modesta opinião torna as botas muito quentes mesmo no inverno, apesar de se afirmar de que o material é respirável mantenho a minha opinião de que botas e calçado com membrana Gore-Tex são muito quentes. Talvez o mais importante neste trilho seja o apoio ao pé e também a leveza. Mas de volta ao trilho…
Após um subida íngreme mesmo ao lado do Alto da Coroa (fotografia anterior) chega-se a um planalto que tem uma vista magnífica da Serra d’Arga e onde depois se acede a uma estrada florestal onde se pode ver a mariola da foto abaixo.

Dado a hora adiantada decidimos não arriscar e voltar para trás foi assim a opção mais inteligente, por muito interessante que seja o trilho correr o risco de ficar no meio da serra sem luz não é racional nem seguro. Mas fica a vontade de voltar num futuro próximo para fazer a subida à Pedra Alçada e numa outra oportunidade fazer o trilho completo. Sentimos também a falta da cadela Miss, um clássico nos nossos passeios mas que desta vez faltou. Mais uma razão para lá voltar!

Anúncios

0 Responses to “Trilho da Pedra Alçada.”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats