Para facilitar a vida a quem lê os meus artigos sobre livros, discos, exposições e percusos pedestres foi criado um sistema de rating para ajudar à compreensão e também como resumo da minha opinião.

Percursos pedestres
Tem quatro tipos de classificação que passo a descrever:
Fácil: o nome diz tudo, é o tipo de percurso que alguém faz facilmente mesmo com um mínimo de forma e cuja extensão, altitude e tipo de terreno permite que uma criança o faça com alguma segurança.
Médio: é o tipo de percurso que pelo tipo de terreno, altitude, desnível acumulado e extensão (todos conjugados ou em separado) já tem algumas barreiras para quem não tem hábitos de percorrer trilhos de montanha. São trilhos cuja progressão implica ultrapassar alguns obstáculos pelo caminho e cujo traçado muitas vezes está isolado da civilização.
Difícil: Trilho cuja progressão apresenta exigências físicas e de experiência acima da média. Só deve ser percorrido por pessoas em boa forma e com experiência de orientação já consolidadas. Sedentários afastam-se destes…
Elevado: Montanha pura e dura, para gente em topo de forma, capaz de percorrer 30 ou mais quilómetros num dia, a alta altitude e em trilhos cuja progressão é bastante difícil face ao tipo de terreno. Para pessoas capazes de auto-suficiência no terreno caso um imprevisto os impeça de fazer o trajecto de volta.
Além destes ainda existem mais três intermédios: fácil/médio, médio/difícil e difícil/elevado.

Livros/exposições/música/filmes
Aqui nada com o bom e testado sistema de estrelas:
* – de fugir, nem vale a pena gastar tempo e/ou dinheiro nisto.
** – boa tentativa mas mesmo assim siga em frente. Pode ter algum relevo mas pode-me estar a escapar de momento.
*** – normal mas não chega para destacar dos realmente bons. Poderá ser aliciante para alguns, tem mérito, boa execução mas falta-lhe aquela centelha que separa trigo do joio…
**** – bom, aqui já é bom dispêndio de tempo e dinheiro. Falta-lhe apenas algum pormenor para chegar ao topo mas nem todos são perfeitos e por isso estar nesta categoria já é claramente estar numa classe à parte.
*****- o topo onde o ar é rarefeito e só chegam os melhores. Claramente onde apostar tempo e dinheiro, se só vai ter uma oportunidade de ver uma exposição, de ler um livro, de comprar um disco e ver um filme, é nesta classe onde estão as suas escolhas. Aqui só chegam os melhores dos melhores…



mário venda nova

contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra

"eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

larry king

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats